ESN: 16675-080201-838850-87
A enxurrada de denúncias envolvendo senadores, funcionários e empresas terceirizadas no Senado Federal já dá ares de que se tornará uma enorme dor de cabeça para José Sarney. Muito mais do que se indignar e de discursar a mesma lenga-lenga que todo político apanhado com as calças na mão; Sarney terá de analisar um “pedido” (na prática quase uma ordem) que foi protocolado por um grupo de senadores que não engoliu a balela de família e de história política.
Muito mais tomados de um espírito público e praticidade próprias de quem adora chutar um cachorro morto, esse grupo de senadores (composto por Cristóvam Buarque, Tasso Jereissati e outros de diversos partidos como o PSDB, PT, PMDB, PSB, PDT). Como se pode perceber é uma frente multipartidária que, se for ignorada, poderá provocar grandes problemas para Sarney, Renan e seu grupo.
A exigência de investigação externa e de participação da Polícia Federal é o ponto mais polêmico. Contudo é primordial que assim seja; já que qualquer investigação realizada apenas pelo Senado já nascerá morta pelo simples fato de que é impossível garantir-se qualquer isenção e idoneidade numa investigação assim.
Muito mais suspeição e gravidade, tem a questão de quem ficará responsável pela investigação, quando o próprio presidente da nação vem a público e diz que José Sarney “está acima do bem e do mal”. Em suas exatas palavras, o presidente Lula disse: “Eu penso que o Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como se fosse uma pessoa comum”.
O problema é que ele é exatamente isso: Uma pessoa como outra qualquer. Pelo menos é o que determina a Constituição Federal.
Nós brasileiros temos que combater com firmeza essa ideia atrasada de que algumas pessoas podem mais do que as outras ou que, por ocuparem cargos importantes, estão acima da lei e podem ser poupadas de suspeitas e investigações. A verdade é que deve-se pensar justamente ao contrário. Quanto mais importante e poderoso; mais deve ser fiscalizado e punido em caso de deslizes. É assim em qualquer nação evoluída e civilizada. A corrupção é um mau inerente ao ser humano. Não podemos achar que o simples fato de alguém ocupar (ou ter ocupado) um cargo importante ou uma posição de destaque transformará esse alguém em um santo.
Sarney pode ter sido presidente, pode ter sido presidente do senado por três vezes e ser senador dezenas de vezes. Mas também é reconhecidamente um dos maiores fisiologistas políticos e um coronel à moda antiga; fazendo do senado quase uma sucursal de uma de suas vastíssimas propriedades.
Ao defendê-lo abertamente e a declarar que “um denuncismo” tomou conta da nação (quando existem provas cabais e gritantes das irregularidades cometidas); Lula mostra claramente a sua opção a favor dos corruptos e sua visão equivocada de que os poderosos não precisam responder por seus crimes e deslizes.
Cabe a nós como cidadãos, eleitores e brasileiros conscientes fazer com que o presidente e os senadores entendam, de uma vez por todas, que queremos um senado limpo e sem coronéis. Queremos que as irregularidades sejam apuradas e os culpados punidos realmente. Queremos o que querem esse grupo de senadores: apuração pela PF e punição exemplar para todos; funcionários e políticos.
Mas, para que isso ocorra é necessário que você faça a sua parte e mostre o seu desejo. Ao assistir a uma entrevista do senador Cristóvam Buarque onde ele confirmou o fato de que um senador se move, mais rapidamente, ao receber centenas ou milhares de e-mails e cartas em sua caixa postal; vamos “mandar ver” e pegar uma carona na ideia da Thaís e aderir a uma nova campanha de e-mails.
Desta vez a ideia e enviar uma série de e-mails com uma mensagem de texto e uma imagem (ambas estão abaixo); mostrando claramente muito mais do que a nossa indignação: a nossa revolta e a nossa exigência por apurações e punições. As partes a seguir foram copiadas na íntegra do Blog O Mundo By Thaís, deste artigo.
Participe!
—————————————————-
Imagem:
—————————————————-
Mensagem:
Texto:
“Exmo. Sr.,
Esta é a quarta campanha de mobilização política que promovemos pela internet. Somos um grupo de brasileiros, conectados pela rede e pelo nosso patriotismo. Menosprezados pelo Deputado Sérgio Moraes, somos conhecidos também como Opinião Pública.
Gostaríamos de saber como as “pessoas comuns” desse país devem ser tratadas?
Atenciosamente,
Opinião Pública”
—————————————————-
Destinatários:
Sen. Aloizio Mercadante (Líder de Bancada)
Sen. Alvaro Dias (Propôs a reforma administrativa do Senado)
Sen. Antônio Carlos Valadares (Líder de Bancada)
Sen. Arthur Virgílio (Propôs a reforma administrativa do Senado e líder de Bancada)
Sen. Cristovam Buarque (Propôs a reforma administrativa do Senado)
Sen. Gim Argello (Líder de Bancada)
Sen. João Ribeiro (Líder de Bancada)
Sen. José Agripino (Líder de Bancada)
Sen. José Nery (Líder de Bancada)
Sen. José Sarney (Presidente do Senado)
Sen. Jarbas Vasconcelos (Propôs a reforma administrativa do Senado)
Sen. Inácio Arruda (Líder de Bancada)
Sen. Francisco Dornelles (Líder de Bancada)
Sen. Mercelo Crivella (Líder de Bancada)
Sen. Osmar Dias (Líder de Bancada)
Sen. Pedro Simon (Propôs a reforma administrativa do Senado)
Sen. Renan Calheiros (Líder de Bancada)
Sen. Renato Casagrande (Propôs a reforma administrativa do Senado)
Sen. Romero Jucá (Líder do Governo no Senado)
Sen. Sérgio Guerra (Propôs a reforma administrativa do Senado)
Sen. Tasso Jereissati (Propôs a reforma administrativa do Senado)
Sen. Tião Viana (Propôs a reforma administrativa do Senado)
Dep. Michel Temer (Presidente da Câmara dos Deputados)
Presidente Lula
E-mail geral do Senado
PS: Aglutinei os e-mails para facilitar!
mercadante@senador.gov.br, alvarodias@senador.gov.br, antval@senador.gov.br, arthur.virgilio@senador.gov.br, cristovam@senador.gov.br, gim.argello@senador.gov.br, joaoribeiro@senador.gov.br, jose.agripino@senador.gov.br, josenery@senador.gov.br, sarney@senador.gov.br, jarbas.vasconcelos@senador.gov.br, inacioarruda@senador.gov.br, francisco.dornelles@senador.gov.br, crivella@senador.gov.br, osmardias@senador.gov.br, simon@senador.gov.br, renan.calheiros@senador.gov.br, renatoc@senador.gov.br, romero.juca@senador.gov.br, sergio.guerra@senador.gov.br, tasso.jereissati@senador.gov.br, tiao.viana@senador.gov.br, dep.micheltemer@camara.gov.br, protocolo@planalto.gov.br, webmaster.secs@senado.gov.br
No Tags
Este artigo foi escrito originalmente para o Blog Visâo Panorâmica. A reprodução só é permitida com autorização expressa do autor. Solicite atravéz daqui:arthurius_maximus@visaopanoramica.com