Santana de Parnaíba sediou, nos dias 27 e 28 de setembro, a Oficina de Reserva Técnica em Museus, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM), em parceria com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O curso atendeu profissionais da área de Santana de Parnaíba e também de outros municípios da Grande São Paulo.
A oficina teve como objetivo capacitar os profissionais, que atuam em museus, sobre os cuidados a serem tomados com as peças de museus armazenadas na reserva técnica. Este espaço é onde ficam guardados todos os objetos, livros e documentos que não estão em exposição. É neste local onde ocorrem, também, a higienização, catalogação e conservação destes materiais.
Os dois dias de oficina foram ministrados pela especialista em museologia Andréa Maria Zabrieszach, do Museu de Arte Sacra do Estado de São Paulo. Ela falou sobre os cuidados que devem ser tomados para a instalação de uma reserva técnica, como a escolha do local, a adequação do espaço, além do controle ambiental (qualidade da atmosfera, umidade e temperatura, ataques biológicos). Outros tópicos abordados pela palestrante foram quanto à segurança e prevenção de incêndio, a conservação, higienização, acondicionamento e manuseio dos objetos em Reserva e os cuidados que devem ser tomados com o transporte das obras.
Para a palestrante Andréa Zabrieszach é de fundamental importância que os profissionais de museus estejam sempre procurando o aperfeiçoamento técnico para saber como preservar os objetos de museus. “Para atuar nesta área, é necessário possuir conhecimentos teórico e prático para saber como manter preservado o patrimônio histórico para as futuras gerações. E esta oficina vem oferecer uma gama de informações, que busca, principalmente, despertar o interesse pela especialização”, afirmou.
Uma das pessoas que participou da oficina e a considerou muito interesse foi o morador de Barueri Bruno Augusto Ramos, que faz curso técnico em museus. “As informações que recebi aqui foram muito úteis para mim. Elas permitiram que eu ampliasse meus conhecimentos. Com certeza, recomendo esta oficina para outras pessoas que atuam nesta área”, garantiu.
Outro participante que ficou muito satisfeito com a oficina foi Leonardo Ribeiro da Silva, integrante do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO) de Santana de Parnaíba. “Eu adorei a oficina. Atuo com restauro e já sabia da importância do cuidado especial que precisamos ter para manter os objetos antigos preservados. O que aprendi aqui vou aplicar no meu trabalho”, afirmou Leonardo.
SISEM
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e, atualmente, reúne cerca de 415 instituições, públicas e privadas, de 190 municípios. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de profissionais, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as próprias instituições e seus acervos. Para saber mais acesse www.cultura.sp.gov.br