No município de Santana de Parnaíba, em recente vistoria realizada pela Prefeitura, foi registrado no Parque da Alvorada, região do Sítio do Morro, um exemplar, em pleno voo, da Águia Cinzenta, da espécie Urubitinga coronata, ave ameaçada de extinção. A descoberta, um importante registro para a biodiversidade paulista, aconteceu no último dia 08/09, por profissionais do Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Planejamento, Receita e Meio Ambiente.
A identificação da Águia Cinzenta na cidade é, até o momento, o primeiro registro apresentado na região da Grande São Paulo. Em outros municípios do Estado de São Paulo, foram encontrados exemplares desta mesma ave, também conhecida como Águia-Coroada. São eles: São José dos Campos, Campinas, São Luís do Paraitinga, Ubatuba e Jacareí.
É importante ressaltar que a Águia Cinzenta encontra-se ameaçada de extinção no território brasileiro, constando, inclusive, nos livros vermelhos de animais com probabilidade de serem extintos (publicação oficial do Ministério do Meio Ambiente) e na lista do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de ameaçados de extinção, atualizada anualmente.
Segundo estudos, o avanço da agricultura, a descaracterização de seu habitat e o abate indiscriminado são as principais causas da situação atual na qual esta ave se encontra. Vale dizer que Santana de Parnaíba, até o momento, apresenta uma lista de aves de 198 espécies, sendo considerada, assim, uma das cidades da Grande São Paulo com maior biodiversidade de avifauna.
Esta lista catalogada no município é atualizada constantemente pelos profissionais do Departamento de Meio Ambiente. O registro desta Águia aconteceu durante uma vistoria de rotina realizada na região do Sítio do Morro, e ao notarem a presença da ave em pleno voo, a mesma foi fotografada e, posteriormente, identificada pelos especialistas da área.
“A importância maior dessa descoberta deve-se ao fato de ser o primeiro registro na Grande São Paulo. E por se tratar de uma predadora e topo da cadeia alimentar, a Águia Cinzenta é muito sensível a qualquer variação ambiental. Com isso, ao ser encontrada no município, identifica que o ambiente ainda permanece preservado na cidade”, afirma o biólogo Amarildo Jordão, do Departamento de Meio Ambiente.
Curiosidades
A Águia Cinzenta é uma ave rara, de porte avantajado, que necessita de presas grandes e significativas áreas para construir territórios de alimentação e reprodução. Por ter preferência por ambientes abertos ou semi-abertos, esta espécie torna-se alvo fácil de caça, principalmente por ser considerada prejudicial à criação de certos animais domésticos.
Esta ave é um dos maiores accipitriformes (grupo de aves de rapina, ou seja, caçadoras, e de hábitos diurnos) encontrados no Brasil, atingindo de 75 a 85 cm e pesando até 3,5 kg. Na fase adulta, apresenta plumagem, em geral na cor cinza-chumbo, tendo penacho em forma de coroa e cauda curta com uma única faixa cinza.
A Águia Cinzenta alimenta-se, basicamente, de mamíferos, como gambás, tatus, lebres e ratos silvestres, além de aves, répteis e animais encontrados mortos, entre eles, ovelhas e galinhas.