No próximo dia 07 de setembro, o país inteiro comemora a Independência do Brasil. E Santana de Parnaíba, pelo 16º ano consecutivo, realiza o tradicional Desfile Cívico, em alusão à data. Com o tema, “Sustentabilidade, um conceito plural: crescer, incluir e proteger”, o evento será realizado a partir das 9h, na Avenida Tenente Marques, altura do nº 5.000, na Fazendinha.
Promovido pela Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o desfile cívico irá contar com a participação de 3,6 mil componentes. O desfile terá um total de nove quadros e 15 fanfarras, dos 66 Colégios da Rede Municipal de Ensino.
Além dos alunos, farão parte do desfile integrantes das instituições Aproex, Associação Beneficente Rainha da Paz, Projov CAAP, EPROCAD e AVEMARE. Também marcarão presença o SENAI “Suzana Dias”, as ETEC’s Professora Ermelinda Teixeira e Anhanguera e o Centro de Convivência da Terceira Idade.
Segundo a diretora da Secretaria de Educação Teresinha de Jesus Barradas, o grande foco do desfile será a questão ambiental. “Quem comparecer ao desfile irá assistir como as pessoas podem mudar sua forma de vida para preservar o planeta. Alguns dos nossos quadros falarão do equilíbrio do ecossistema, a redução de resíduos tóxicos, o reaproveitamento da água, bem como a energia sustentável”, explica.
Origem da Data
A data de 7 de setembro comemora o dia em que o princípe Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, com as seguintes palavras: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ocorreu no ano de 1822, próximo ao riacho do Ipiranga, em São Paulo, quando retornava de uma viagem à cidade de Santos.
A cena foi assistida por uma pequena comitiva que o acompanhava e marcou o fim de mais de 300 anos de colonização. No mês de outubro do mesmo ano, ele foi aclamado imperador do Brasil e coroado em 1 ° de dezembro.