Desde que foi criado, após convênio firmado entre a Prefeitura de Santana de Parnaíba e o Ministério das Comunicações, o “Telecentro Comunitário” vem promovendo a inclusão digital das pessoas que não possuem computadores pessoais. A cidade, que já contava com uma unidade desde janeiro, na Fazendinha, passou a contar com uma unidade dentro da Biblioteca Municipal Antônio Branco, localizada na Rua Profº Edgard de Moraes, 197, Centro.
Mantido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o equipamento, composto por 11 computadores conectados à internet e monitores capacitados para atender as demandas dos usuários, além de conceder à população da cidade acesso gratuito à internet, vai oferecer, também, diversos cursos online e presenciais, gratuitos.
Atualmente, o Telecentro está com matrículas abertas para dois cursos presenciais, sendo eles: Elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso Segundo a ABNT e Curso de Word e Excel.
Com 10 horas/aulas e voltado a estudantes e profissionais interessados em Normalização de Trabalhos Acadêmicos, o curso de Elaboração de Monografias visa auxiliar o aluno na elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos, usando como base as normas técnicas brasileiras: ABNT NBR 6023:2002 – Referências – Elaboração; ABNT NBR 6027:2003 – Sumário – Apresentação; ABNT NBR 6034:2004 – Índice – Apresentação; ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação; ABNT NBR 14724:2011 – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação; ABNT NBR 15287:2011- Projeto de pesquisa – Apresentação.
Já o curso de Word e Excel oferece um passo-a-passo desses dois programas que são os mais utilizados em todos os escritórios do mundo e também na vida pessoal. O Word é o mais conhecido editor de texto e o Excel é um editor de planilhas e gráficos, usados para fazer relatórios, contas, fluxos de caixa e muitos mais.
Os interessados em fazer os cursos, podem efetuar a sua inscrição através do telefone 4154-5595 ou no próprio local. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.
Vale lembrar que para utilizar os computadores disponíveis no Telecentro é preciso que o munícipe faça um cadastro no próprio local, onde receberá login e senha para acessá-los.