A Prefeitura de Santana de Parnaíba informa a todos os moradores que o cronograma de vacinação anti-rábica está atrasado em todo o Estado de São Paulo. Por conta disso, o Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde – responsável pela campanha no município – espera o fornecimento de vacinas, que é feito pelo Governo do Estado. Ainda segundo o setor, talvez a vacinação seja realizada nos meses de novembro e dezembro, mas não há nada oficial, uma vez que o setor aguarda uma resposta do Estado.
No ano passado, a vacinação em cães e gatos foi suspensa em razão de reações adversas nos animais vacinados. Por esse motivo, o Ministério da Saúde solicitou novas análises para evitar o problema, o que atrasou o cronograma da campanha em todo o país.
De acordo com o Ministério da Saúde, as regiões consideradas endêmicas (Norte e Nordeste), onde foram encontrados casos de raiva humana, estão sendo os primeiros locais em que a campanha está sendo realizada. No Sudeste, não foram encontrados casos positivos da doença em seres humanos.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, pelo telefone 4154-6889.
Atendimento ao público
O Centro de Controle de Zoonoses – localizado na Rua Usina Edgard de Sousa, nº 231, no bairro Vila Velha –, realiza atendimento, exclusivamente, a animais em casos de suspeita de doenças transmissíveis aos humanos (zoonoses). Essas doenças podem ser leptospirose, leishmaniose, verminose, doenças de pele, sarna, raiva, toxoplasmose, esporotricose, entre outras.
O atendimento é feito apenas as terças e quintas, das 8h30 às 12h, e das 13h às 16h30.