Com apoio da Prefeitura Municipal de Cotia, o evento aconteceu no campo do Recanto Suave, km 21
No domingo dia 27 de maio, aconteceu em Cotia a final do Campeonato Paulista de Agility, baseado em provas hípicas, praticado em duplas formadas por cão e condutor. Este ano, Cotia sediou pela segunda vez consecutiva o evento, que reuniu em 2011, um grande número de expectadores e participantes, a exemplo deste ano.
Promovido pela Comissão Brasileira de Agility (CBA), com apoio da Prefeitura Municipal de Cotia, o evento aconteceu das 9h às 17h, no Estádio Maria Ana de Jesus, no campo do Recanto Suave, com entrada gratuita.
De acordo com a organização, no Agility a dupla deve cumprir as etapas e completar a prova sem cometer infrações, além de finalizar no menor tempo possível. E a velocidade é essencial e decisivo para o desempate. Qualquer cão que esteja em boas condições físicas e de saúde, independente da raça, pode praticar o esporte. As categorias são divididas em: mini, midi e standard.
Para atender o público presente e os competidores, a Prefeitura Municipal de Cotia disponibilizou toda a estrutura necessária. Para a realização do evento, houve o apoio das Secretarias de Esportes, Saúde, Segurança Pública, Obras, Serviços Urbanos, Indústria e Comércio, Transportes e Trânsito, Cultura e Turismo e da Secretaria de Gabinete. Além disso, teve também a participação da SABESP, da Padaria Gouveia, dos comerciantes locais e da equipe do site: www.tudodecao.com.br
O evento contou com outras atrações, além das performances caninas e de seus guias, como apresentação de Capoeira com os alunos do professor Morcego do Km 21, apresentação de Dança de Rua (HIP HOP) do Projeto “Espaço Amigo” do CRAS km 21, vacinação antirrábica de cães e gatos.
Na praça de alimentação, expectadores e participantes puderam desfrutar de barracas com: água de coco; sucos; refrigerante; churrasco; pastel; lanche natural; sorvetes; batata frita; crepe; yakissoba; cachorro-quente e frutas cobertas de chocolate.
Essa categoria no país é regulamentada pela Comissão Brasileira de Agility, que é ligada a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Por meio da instituição, o Brasil compete todo ano no Campeonato Mundial de Agility e já foi Campeão Mundial em 2002 e 2008.