Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Santana de Parnaíba estão a todo o vapor com os preparativos para o tradicional Desfile Cívico de 07 de setembro. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o desfile em comemoração a Independência do Brasil acontece na cidade pelo 16º ano consecutivo, a partir das 9h, na Avenida Tenente Marques, altura do nº 5.000, na Fazendinha.
Com o tema, “Sustentabilidade, um conceito plural: crescer, incluir e proteger”, o desfile cívico irá contar com a participação de 3,6 mil componentes. Ele terá um total de nove quadros e 15 fanfarras, dos 66 Colégios da Rede Municipal de Ensino.
Diversos colégios estão em reta final com os preparativos, como é o caso do “Profª Helena Chaves Demange”, que fica no bairro Jaguari. Lá, 18 professores são os responsáveis por transformar garrafas PET’s em brinquedos, móveis e, inclusive, materiais de auxílio no serviço doméstico.
Segundo a diretora Marilza Chaves Moreira, os cerca de 30 alunos da unidade escolar desfilarão os produtos, como forma de mostrar a todos que materiais simples, que iriam para o lixo, podem ser aproveitados de inúmeras maneiras. “Como nosso subtema é ‘consumo sustentável e produto sustentável’, tivemos a ideia de trabalhar com garrafas PET’s. No desfile, vamos mostrar vários brinquedos, tanto para meninas, como para meninos, móveis, como um puff, e até vassouras. Nós queremos mostrar para a sociedade que é possível reutilizar produtos que consumimos em larga escala, como é o caso dessas garrafas”, disse Marilza, que ainda completa. “Depois do desfile, todos esses produtos ficarão no colégio para uso de todos”.
Além dos alunos da Rede Municipal de Ensino, farão parte do desfile integrantes das instituições Aproex, Associação Beneficente Rainha da Paz, Projov CAAP, EPROCAD e AVEMARE. Também marcarão presença o SENAI “Suzana Dias”, as ETEC’s Professora Ermelinda Teixeira e Anhanguera e o Centro de Convivência da Terceira Idade.
Origem da Data
A data de 7 de setembro comemora o dia em que o princípe Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, com as seguintes palavras: “Independência ou Morte!”. O fato histórico ocorreu no ano de 1822, próximo ao riacho do Ipiranga, em São Paulo, quando retornava de uma viagem à cidade de Santos.
A cena foi assistida por uma pequena comitiva que o acompanhava e marcou o fim de mais de 300 anos de colonização. No mês de outubro do mesmo ano, ele foi aclamado imperador do Brasil e coroado em 1 ° de dezembro.