A Prefeitura de Cotia, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o SEBRAE, iniciou no final de janeiro o Programa Alimento Seguro (PAS), com o objetivo de aperfeiçoar a produção dos expositores da Ecofeira na Granja Vianna, no sentido de gerar mais segurança na manipulação dos alimentos.
Aproximadamente 17 pessoas estão participando da iniciativa. As aulas são expositivas e consultoria individual. Ao final do PAS, os participantes que estiverem 80% em conformidade com as normas apresentadas, receberão um selo de certificação de qualidade na manipulação, válido por um ano.
Na abertura do PAS esteve presente o Secretário de Cultura e Turismo, Sérgio Folha, e os consultores do SEBRAE- Diego Smorigo, Clasimara, Viviane e Juliana, que também é consultora e auditora do PAS.
Lidia Vez, uma das alunas do PAS, que produz alimentos a base de soja, comentou que está aprendendo muito com o curso. “Estou gostando muito e surpresa com o rico conteúdo, muitas vezes nós não temos o conhecimento de técnicas e detalhes que são fundamentais para a melhoria dos produtos”.
Gisele Dias, produtora rural, que começou a trabalhar com conservas de olerícolas, elogia o programa. “Aproveito muito as explicações, até no meu dia a dia em casa estou mudando procedimentos na hora de manipular alimentos. A gente muda nossos conceitos e o PAS é um alerta decisivo para nossa responsabilidade de fabricantes frente aos consumidores, na manipulação correta dos alimentos, uso dos utensílios e adequação do local onde são produzidos”.
A Diretora de Turismo, Cristina Oka, afirmou que o PAS é o início de uma ação da Secretaria no ramo da gastronomia na cidade. “Este primeiro PAS veio atender a demanda por qualidade na produção de alimentos das Ecofeiras, mas vamos negociar com o SEBRAE outras edições, como o PAS Mesa, direcionado aos restaurantes e o PAS voltado para as indústrias de alimentos”.