No dia 22 de agosto, é comemorado o Dia Mundial do Folclore. E, para celebrar a data, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoverá, no próximo domingo (26/08), a partir das 11h, a Festa da Cultura Popular. O evento, que será realizado na Praça 14 de Novembro, no Centro Histórico, contará com a apresentação de samba de bumbo e de congada de grupos de diversas cidades do Estado de São Paulo.
A Festa da Cultura Popular, que promete animar a todos os presentes, começa com a apresentação do grupo Congada de São Benedito, da cidade de Carapicuíba. E, a partir das 12h, o público poderá cantar e dançar junto com os seis grupos de samba de bumbo, que irão se apresentar ao longo de toda à tarde. Confira, abaixo, a programação completa do evento.
Quem comparecer ao evento, poderá, ainda, visitar a tradicional Feira de Artes e Artesanato e a Praça de Alimentação, que estarão instaladas, também, na Praça 14 de Novembro.
Mais informações sobre a Festa podem ser obtidas no Centro de Memória e Integração Cultural, pelo telefone 4154-6251.
Programação Completa
11h – Congada de São Benedito – cidade de Carapicuíba
12h –Bumbos do Cururuquara – composto pelos alunos do Ponto de Cultura Leandro Manoel de Oliveira – Santana de Parnaíba
13h – Samba Caipira da cidade de Quadra
14h – Grupo de Samba de Roda de Pirapora do Bom Jesus
15h – Samba do Cururuquara – “Grupo 13 de Maio” – Santana de Parnaíba
16h – Urucungos Puítas e Quinjengues – cidade de Campinas
17h – Samba Lenço de Mauá – cidade de Mauá
Dia Mundial do Folclore
Comemorado no dia 22 de agosto no mundo inteiro, no Brasil, a data passou a integrar o calendário no ano de 1965. A palavra folclore surgiu a partir de dois vocábulos antigos: folk, do inglês, que significa “povo” e lore, que quer dizer conhecimento. Assim, folk-lore, que quer dizer “conhecimento popular”, foi um termo criado pelo pesquisador da cultura européia William John Thoms (1803-1885). No Brasil, a palavra foi adaptada ao português, que eliminou a letra “k” e perdeu, também, o hífen, tornando-se “folclore”.
A definição mais clara para folclore pode ser determinada como o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.
Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E, assim, conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História. Mas para que certo costume seja realmente considerado folclore, dizem os estudiosos que é preciso que este seja praticado por um grande número de pessoas e que, também, tenha origem anônima.