A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na última sexta-feira (17/06), a quinta Conferência Municipal da Saúde, cujo enfoque priorizou as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi realizado no Cine Teatro Coronel Raymundo e contou com a presença do secretário municipal de Saúde Tales Garcia dos Santos, da vereadora Suely Risaffe, do diretor do Instituto de Previdência de Cajamar Emiliano Campos, além de funcionários e usuários, em geral, da Rede Municipal de Saúde.
A finalidade da Conferência Municipal foi discutir a situação da saúde da população, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde e aprovar diretrizes para as políticas de saúde.
Durante o evento, o diretor do Instituto de Previdência de Cajamar Emiliano Campos falou sobre o papel da seguridade social no SUS e os desafios do país em prestar um serviço de qualidade na área da saúde. “O Brasil tem uma grande dificuldade, por ser um país continental, onde há enormes diferenças regionais, com necessidades específicas em cada lugar. Por isso, é necessário criar novas estratégias para implementar ações que busquem melhorar a qualidade do serviço prestado em todo o território brasileiro”, disse o diretor.
O Secretário Municipal de Saúde Tales Garcia falou sobre a preocupação do município em oferecer um serviço de qualidade na área da saúde para toda a população e a importância da conferência municipal. “A administração do Prefeito Silvinho Peccioli tem feito tudo o que é necessário para garantir a qualidade do serviço oferecido. Não conseguimos investimos mais, por estar fora do limite orçamentário do município, pois não recebemos o necessário dos governos estadual e federal. Precisamos que, por meio da participação popular nestas conferências, a população se mobilize, reivindique e busque meios para obter os recursos que deveriam vir do Estado para a nossa cidade”, disse o secretário.
Ao longo do evento, os participantes foram divididos em cinco grupos para discutir a situação do SUS e apresentar propostas que serão encaminhadas para a Conferência Regional da Saúde. Entre as sugestões escolhidas, podem ser citadas uma maior adequação ao atendimento ao idoso, sensibilizar a população sobre a importância do Conselho Municipal de Saúde, priorizar o atendimento por avaliação de risco e a implantação do Núcleo de Educação Permanente.
Também foram escolhidos os novos delegados que irão representar os usuários da rede, trabalhadores e gestores. Eles irão representar o município na Conferência Regional e levar as propostas votadas durante a conferência municipal.
Os usuários eleitos são Maria Cilene Vieira de Almeida, Walmir de Almeida, Nanci Aparecida Gonzaga, Maria Luiza Nogueira Malta de Sá, Maria Jose M. F. Coelho, Berta da Conceição Giacobbi, Aldo Giacobbi, Irani Sabino de Souza Madureira, Rosangela Aparecida Maciel (Suplente). Já os representantes dos trabalhadores são Alcilene Mota de Sá, Nivalda Batista de Souza, Fátima Regina Martins, André Yohikane Shoshima e os dos gestores são Rosana Lappo, Kátia de Oliveira Fernandes, Marina Saad Rossi e Milene Paula Martinez Groothedde.
Além disso, verifique
Recepcionista – Osasco, SP
Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT
- Visualizar todas as empregos: Osasco