A Prefeitura de Santana de Parnaíba promoveu, no último sábado (26/11), a 12ª edição da Ação da Comunitária, realizada pela primeira vez na Avenida Tenente Marques, na Região da Fazendinha. Neste ano, o evento atraiu um total de 12.559 pessoas e garantiu mais de 50 mil atendimentos, nos mais variados serviços gratuitos, que foram oferecidos à população da cidade durante o dia inteiro.
A abertura do evento, realizada pelo chefe de gabinete Luis Alexandre Chiló, contou com a participação da banda da Guarda Municipal Comunitária, que executou os hinos Nacional e de Santana de Parnaíba.
A Ação Comunitária proporcionou aos moradores da cidade desde emissão de documentos (CPF, carteira profissional, RG 1ª via), orientações trabalhistas, exames de saúde, até cortes de cabelo (oferecidos pelo Instituto Embelleze e a escola de cabeleireiro Teruya) e lazer para moradores de diversas idades.
Entre os mais variados serviços disponíveis no dia, os mais escolhidos pela população foram os oferecidos pela Secretaria Municipal de Atividade Física, Esporte e Lazer (SMAFEL), que somou um total de 21.603 atendimentos. As crianças tiveram a oportunidade de se divertir nos brinquedos da Rua de Lazer como piscina de bolinhas, cama elástica, pirâmide de alpinismo, futebol de sabão e tobogã de água, sendo estes dois últimos os mais preferidos pela garotada.
Os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde, como exame glicemia, colesterol, oftalmologia, ficaram em segundo lugar na procura, contabilizando um total de 10.730 atendimentos. No estande do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas, as pessoas tiveram a oportunidade de assistir a um filme em 3D sobre os serviços oferecidos no local. A criançada também se divertiu nas brincadeiras oferecidas pela terapia ocupacional, saúde bucal e saúde nas escolas.
O Prefeito Silvinho Peccioli, acompanhado pela primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade Alessandra Nogueira, visitou os estandes de todos os serviços oferecidos para acompanhar de perto o atendimento prestado aos moradores. “Trazer esses serviços para a população é muito importante. Há pessoas que vêm para regularizar a documentação, outras aproveitam para verificar os indicadores de saúde. E a garotada se diverte nos diversos brinquedos. E, a cada ano, o evento está melhor e maior, que é exatamente o nosso objetivo”, disse. “Nesta edição, a Ação está em um novo lugar, para não atrapalhar mais os empresários, com o fechamento de determinadas ruas. Isso porque a nossa intenção não é prejudicar ninguém, ao contrário, o que queremos é ajudar a população. Por isso, trouxemos para a Avenida Tenente Marques, que é um lugar bem amplo”, completou.
Compareceram, também, à Ação Comunitária, o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES) Pedro Mori, o presidente da Câmara Municipal Régis Salles e os vereadores Agnaldo Moreno, Cibele da Silva, Carlos Siqueira Rosin (Caiga), Maria Helena Arruda Santos, Ronaldo Santos e Vicente Augusto da Costa. Estiveram presentes, ainda, secretários e coordenadores municipais de diversas pastas.
Os trabalhadores que estiveram na Ação Comunitária puderam usufruir, por exemplo, dos serviços da Previdência Social (INSS), Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Balcão de Emprego, Centro de Qualificação Profissional, Telecentro, Orientação Trabalhista, entre tantos outros serviços. Um estande montado no local ofereceu Assistência Jurídica gratuita aos interessados em obter informações sobre questões da área de Direito da Família, Civil, Penal e Tributário. Já para os micros e pequenos empresários, o evento disponibilizou estandes como o Posto de Atendimento ao Empresário, o Banco do Povo Paulista e Junta Comercial.
Uma das pessoas que sempre participa da Ação Comunitária é a moradora do bairro Maria Rita de Carvalho Silva, do bairro Jaguari. “Hoje, eu vim para tirar RG do meu filho. Eu acho muito importante eventos como este, porque dá para resolver bastantes problemas, que ficam pendentes, pois o nosso dia-a-dia é muito corrido. Aqui, conseguimos solucionar tudo de uma vez só. Por isso, a Ação Comunitária é muito válida”, disse a moradora.
Outra pessoa que aprova a Ação Comunitária é a moradora do bairro 120 Daiana Pereira da Silva. “Eu veio aqui desde a primeira edição, quando minha mãe me trouxe para tirar RG. A Ação ajuda muitas pessoas, porque elas conseguem tirar documentos, cuidar do visual, arrumar emprego, enfim, dá para fazer muitas coisas”, garantiu Daiana.
Moradores de diversas idades puderam se divertir com as mais variadas atrações, que aconteceram no palco, na Praça do Trabalhador. O público pôde conferir shows musicais e apresentação de danças e lutas.
O estande do Fundo Social de Solidariedade também marcou presença na Ação Comunitária. Quem o visitou teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido e ainda foi presenteado com um pequeno panetone, confeccionado pelos alunos do curso de padaria artesanal, oferecido pela Secretaria de Assistência Social.
Outra atração da Ação Comunitária foi a Tenda da Juventude. Quem a visitou pôde conferir um extenso tapete literário com diversas obras de vários gêneros e autores, muitos deles de grandes nomes da literatura mundial. Os livros emprestados poderão ser devolvidos até a próxima edição do evento. No local, as pessoas também puderam conferir, e até mesmo tocar alguns instrumentos de samba de bumbo, que estavam em exposição.
Além de todos esses serviços, empresas como a Sabesp, Eletropaulo, Correios e o Cartório de Notas e Registros Rodrigues Cruz também prestaram atendimento aos moradores. A Associação de Engenheiros e Arquitetos da cidade (ABEEA), presente no evento, ofereceu orientação técnica gratuita para construções e regularização de imóvel. Outras associações como Avemare, Eprocad, Associações de Amigos de Bairros mostram o seu trabalho durante o evento. E, ao longo de todo o dia, havia, também, tendas promocionais como Avon e Tupperware.
Alunos da Rede Municipal de Ensino também participaram da Ação Comunitária. Três fanfarras com componentes dos colégios municipais Leda Caira, Tenente General Gaspar de Godói Colaço, Imídio Giuseppe Nérice, André Fernandes, Ulysses Guimarães e Paulo Octávio Botelho, demonstraram uma pequena parte das apresentações que aconteceram no Desfile de 7 de Setembro, deste ano.
Praça Digital
Durante a Ação Comunitária, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) estreou no local, na Praça do Trabalhador, o serviço gratuito de internet banda larga feito por ondas de rádio, conhecida como tecnologia WI-FI ou wireless. Portanto, quem estava no local e possuía um dos dispositivos móveis, como notebook, pôde navegar normalmente pela internet, efetuando, na hora, um cadastro provisório.
O novo serviço, que já está em uso no Centro Histórico, funciona em um raio de 500 metros a partir da Praça do Trabalhador, na Fazendinha. Para poder usufruir da internet gratuita, o interessado deve possuir um dispositivo móvel como notebook e netbook, com placas de rede sem fio (wireless/wi-fi), celulares, smartphones, Iphone, Ipod, Ipad e outros tablets.
Para utilizar a rede Wi-Fi oferecida pela Prefeitura, o usuário não precisa estar conectado a nenhum provedor. Basta ligar o equipamento e clicar na rede denominada Wi-Fi grátis. Uma página da internet irá se abrir, solicitando que o usuário faça um cadastro provisório, criando um login e uma senha. Feito isso, o usuário já estará autenticado para fazer uso da rede sem fio pelo prazo máximo de três horas. Após este período, é necessário se “relogar”. E nos próximos dias, por motivos de segurança, a SMTI irá definir um local para que o interessado faça um cadastro permanente, mediante a apresentação de documentos.
Outros parceiros
Além dos parceiros já citados, diversas outras empresas contribuíram para o grande sucesso da Ação Comunitária. O evento teve apoio também do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, responsável pelos RGs emitidos no dia; Vara do Trabalho, que ofereceu orientações jurídicas sobre Direito Trabalhista; Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros; Banco do Brasil, que emitiu os CPFs; a Gelomaq, que distribuiu gelo durante todo o evento; a empresa Exito, que forneceu carrinhos para transportar gelo e os kits de café da manhã dos funcionários; o Despachante RC Multas, que verificou multas de trânsito e pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Número de atendimentos dos principais serviços
Serviços | Total |
Vigilância Epidemiológica | 1.821 |
Fotos | 6.000 |
Saúde Bucal | 1.355 |
Pressão arterial e glicemia | 989 |
RG | 772 |
Controle de colesterol | 555 |
Corte de cabelo (Escola Teruya) | 428 |
Corte de cabelo e penteado (Instituto Embelleze) | 407 |
CPF | 300 |
Emissão carteira de trabalho | 198 |
Oftalmologia | 149 |