Na última quinta-feira (11/08), todos os equipamentos de informática do setor de atendimento e do Call Center do Centro de Especialidades Parnaibano (CEP), da Secretaria Municipal de Saúde de Santana de Parnaíba, foram substituídos por novos. A ação foi possível devido a uma verba alcançada após um convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde. A celebração desse convênio se deu por um projeto apresentando, pela administração municipal, do desenvolvimento de um software de “Sistema de Gestão Integrada de Saúde”.
A verba disponibilizada pelo Ministério da Saúde é de R$ 433.000,00, para a aquisição de novos equipamentos de informática. Parte dessa verba já foi liberada, R$ 130.000,00, e foi totalmente destinada à compra de equipamentos. A outra parte da verba, ainda a ser liberada, também terá o mesmo destino.
Além do Centro de Especialidades Parnaibano, outros setores da saúde também já receberam equipamentos novos. São eles: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do 120, Colinas da Anhanguera, Dr. Álvaro Ribeiro; Centro de Especialidades Fisioterapêuticas (CEFIS); Unidade Móvel Amigos da Família (PSF) e os Centros de Atenção Psicossocial Adulto, Infantil e Álcool e Drogas.
Após a liberação das parcelas restantes, receberão novos equipamentos, os setores: Central de Regulação Ambulatorial da Saúde, Centro de Saúde Mental e da Adolescência, UBS Fazendinha, Unidades de Saúde Avançada São Pedro e Parque Santana, USF Cururuquara, Posto de Atendimento Médico Fazendinha e Hospital Santa Ana.
Software Inteligente
A partir de 2007, vários aplicativos foram desenvolvidos pela equipe da Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação (CMTI) e da Secretária Municipal de Saúde, com um levantamento de dados contínuo. Esse trabalho resultou na criação do software, denominado Business Intelligence (Inteligência do Negócio), com funcionalidades que processam, coletam, compartilham e monitoram informações, organizando-as e, também, permitindo uma análise por parte dos profissionais de saúde.
O “Sistema de Gestão Integrado da Saúde” permite a utilização de um banco de dados centralizado e com acesso, em tempo real, das informações. A grande importância da implantação desse sistema é que como ele está interligado via on-line, as informações são compartilhadas em qualquer ponto geográfico do município para agendar uma consulta.
De acordo com o projeto encaminhado para o Ministério da Saúde, a carência de equipamentos de informática impossibilita o perfeito funcionamento de uma rede informatizada que aperfeiçoe a melhoria da oferta dos serviços de saúde disponíveis, tais como: atendimento ambulatorial, controle de endemias, exames de alta e média complexidades, internações hospitalares, entre outras, fazendo a integração de toda a rede de saúde.
Outro ponto forte dos aplicativos é a diminuição do tempo de espera para consulta e histórico de atendimento com diagnósticos e procedimentos realizados nas consultas anteriores. Segundo a CMTI, em 2007, todas as agendas dos profissionais de saúde eram manuais. Para se ter uma ideia, só no Centro de Especialidade Parnaibano (CEP) existiam mais de 47 agendas em papel, dificultando a agilidade dos atendimentos.
Outro benefício do sistema implantando é o acesso às informações de forma remota. Os gestores podem se coligar ao sistema de qualquer lugar onde há internet e por vários meios, como computador, smart phone, tablet, entre outros.
Para o Prefeito Silvinho Peccioli, faz parte de uma gestão moderna, o investimento em novas tecnologias. “Temos procurado aplicar os recursos, sempre visando a sua otimização. Por isso, investir em tecnologia é, também, ganhar mais produtividade, agilizando os serviços disponíveis à população. Desta forma, é importante, sempre, estarmos com o nosso parque de computadores atualizados e investindo na capacitação de nossos funcionários”, destaca o Prefeito.
Manutenção evolutiva
Após a fase de desenvolvimento do software, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CMTI) vem, constantemente, atualizando o sistema, realizando uma manutenção evolutiva, de acordo com as necessidades do dia-a-dia.
Prova disso, em junho, os analistas da CMTI criaram um novo módulo, que permite o agendamento de consultas em grupo e não apenas o agendamento individual. De 10 até 18 de agosto, cerca de 40 funcionários do setor de agendamento de consulta, da Secretaria Municipal de Saúde, passarão por um treinamento, na CMTI, de como operar o novo módulo, que permite que o funcionário de saúde agende consultas em grupo, em casos em que a especialidade exige.