Via pública vai ganhar pista dupla em um trecho de 700 metros, até a ligação com a avenida Ônix. Projeto será concluído em 6 meses
Foram iniciadas, no dia 16 de março, as obras de duplicação da avenida Brasil, uma das principais artérias viárias do bairro do Rochdale, na zona Norte de Osasco. A via expressa, que hoje conta apenas com pista simples, com uma faixa em cada sentido, vai ganhar uma pista adicional, com mais 2 faixas, em um trecho de 700 metros, até o cruzamento com a avenida Ônix, no Jardim Piratininga.
“Muito mais que uma obra viária, essa é mais uma oportunidade para que a cidade se desenvolva e para que o Rochdale se valorize. Ela se soma a uma série de benefícios que o bairro, merecidamente, vem ganhando da prefeitura”, afirmou, durante o início dos trabalhos, o secretário de Obras, Waldyr Ribeiro Filho.
Também presente ao evento, o deputado estadual Marcos Martins destacou mais essa iniciativa da administração. “O prefeito Emidio de Souza vem se desdobrando para deixar Osasco cada dia melhor”, disse.
O prefeito, por sua vez, salientou que, a cada dia, Osasco ganha novas obras para melhorar a qualidade de vida da população. “Com isso, a cidade fica mais bonita e mais humana não só no Centro, mas também nos bairros”, disse.
Segundo Emidio, a previsão é de que a duplicação seja concluída em 6 meses. ”Com isso, essa avenida, que ficava em um local praticamente abandonado, vai se transformar em uma das principais vias públicas da zona Norte da cidade, tornando-se mais uma opção para os motoristas que se deslocam até o Munhoz, Vila Menk, Ayrosa e Mutinga”, afirmou.
O prefeito também anunciou outras novidades para o bairro. “Temos um projeto muito mais ambicioso para essa região. Futuramente, vamos fazer a interligação da avenida Brasil com a Capelinha. Além disso, já estamos providenciando a colocação de guard-rails em todo o trecho do Braço Morto que foi canalizado, garantindo mais segurança aos moradores”, disse. Ainda segundo o prefeito, brevemente haverá o recapeamento de várias ruas do bairro e, no Parque do Rochdale, será instalada uma “banca-biblioteca”, para estimular a leitura e a pesquisa entre os estudantes do bairro.
Outro ponto destacado por Emidio foi o marco histórico atingido esse ano no bairro. “Já estamos na segunda quinzena de março e pela primeira vez, em décadas, o bairro do Rochdale não foi destaque nas manchetes e na televisão por causa das enchentes. Graças aos piscinões e à canalização do Braço Morto, que realizamos em parceria com os governos federal e estadual, as famílias não perderam seus móveis e pertences com alagamentos”.
Também prestigiaram o início das obras o secretário de Governo, Jorge Lapas, o chefe de gabinete do prefeito, Fernando Montini; o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Vergínio, e a vereadora Dionísia Luvizotto.
Malha Viária
Também no domingo, o prefeito vistoriou as obras de construção da avenida Estados Unidos, que fará a ligação entre a avenida Padre Vicente Melilo e o Jardim Adalgiza.
Além dessas intervenções, outras duas importantes obras viárias estão em andamento na cidade: as duplicações da rua da Estação, complementando o corredor que servirá de alternativa à avenida dos Autonomistas da Vila Yara ao Km 18; e da avenida Visconde de Nova Granada, que inclui a canalização do córrego João Alves, combatendo as enchentes na região.