Operação conta também com agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e do DCU (Departamento de Controle Urbano). O combate a infração tem sido feito por determinação do prefeito Jorge Lapas
Dando continuidade à operação Tolerância Zero contra o despejo irregular de entulho no município, a Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) apreendeu na terça-feira, 19 de fevereiro, mais um veículo praticando a irregularidade. A apreensão aconteceu na rua Virgílio Silva, no bairro Conjunto dos Metalúrgicos. A ação teve sucesso depois de uma denúncia de um Guarda que estava de folga, flagrou o veículo e acionou a equipe de plantão.
O motorista do veículo Saveiro foi detido em flagrante quando descartava o entulho. Questionado, ele assumiu a infração. Depois da qualificação feita pelos Guardas Municipais, os agentes do DCU multaram o condutor e determinaram a apreensão do veículo, que foi levado para o pátio do Demutran, no Jardim Piratininga.
Ao motorista foi aplicada uma multa administrativa. Ele foi autuado na Lei Municipal 3.342, de 19 de março de 1997, que estabelece a proibição do despejo de entulho, materiais ou lixo de qualquer natureza nos próprios públicos. O motorista terá que pagar um valor fixo de R$ 7 mil. Em caso de reincidência, a multa dobra. Desde o começo da ação, em janeiro, mais de 7 carros, dentre veículos utilitários e caminhões, foram autuados pelo crime de despejo irregular de entulho.
A operação contra o despejo irregular de entulho é uma atividade conjunta da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Trânsito (Demutran) e do DCU (Departamento de Controle Urbano), da Secontru (Secretaria de Segurança e Controle Urbano).
Para denunciar o descarte irregular de entulho, o munícipe pode ligar na Central de Atendimento 156 ou nos telefone 0800-7716511 e 153, da Guarda Civil Municipal de Osasco.