Regiões que sofreram com inundações no passado estão sendo priorizadas. Ações integram os planos de micro e macrodrenagem desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços.
A fim de melhorar o curso dos rios da cidade e evitar inundações, a Prefeitura de Cotia continua investindo em obras de combate às enchentes.
Os tubos da ponte localizada na Rua Ismênia, no Jardim Panorama, estão sendo substituídos por aduelas para garantir que a água do rio Cotia tenha maior fluidez. Na Ponte da Estrada do Padre Inácio, o governo investe na substituição por aduelas e elevação do greide, à semelhança do que foi feito na Ponte do Morro Grande.
De acordo com o prefeito Carlão Camargo, essas ações visam evitar inundações nas fortes temporadas de chuvas. “Em 2009 e 2010, muitas famílias que residem nos arredores do Rio Cotia e Ribeirão das Pedras sofreram com inundações em suas casas. Após vários estudos, constatamos que as enchentes aconteceram por que haviam gargalos no rio Cotia. Em algumas pontes, a vazão do rio era muito su perior à capacidade dos tubos implantados nas pontes da cidade. Por isso, decidimos trocar os tubos por aduelas, garantindo o livre curso das águas”, explicou.
No Morro Grande, a implantação de aduelas e elevação do greide foram suficientes para acabar com um problema de enchentes que transtornava a vida dos moradores há mais de duas décadas. “A ponte do Morro Grande era um problema crônico, pois fica intransitável em temporadas de chuvas. Com os investimentos realizados no início deste ano, o problema foi resolvido”, afirmou. Além da troca da ponte e elevação da pista das duas pontes do bairro, a Prefeitura fez o recapeamento asfáltico de todo trecho.
Obras do km. 21 prosseguem
De acordo com o secretário Benedito Simões, as obras antienchentes integram um pacote de medidas para melhorar a qualidade de vida da população. “As ações de combate às inundações são medidas de coragem do prefeito Carlão Camargo, que decidiu empreender esforços em prol da resolução de um problema antigo, que já causou muitos prejuízos aos moradores de nossa cidade”.
No km. 21, as obras integram o Plano de Macrodrenagem, e estão em andamento. O córrego localizado na Rua do Cristo atinge a vazão de 49 metros cúbicos por segundo, sendo que sua capacidade atual de escoamento é de 12,5 metros cúbicos. Todo trecho está passando por escavações e colocação de aduelas para elevar a capacidade para 50 metros cúbicos por segundo, o que – junto com as outras obras, vai pôr fim aos alagamentos. O mesmo ocorrerá nas ruas Poker e Mendes Pimentel.
Os investimentos integram os projetos implementados pela Prefeitura de Cotia com apoio do Governo do Estado, em função da renovação do contrato com a SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. “No segundo semestre de 2010, durante as negociações para renovação do contrato com a SABESP, o município exigiu uma contrapartida de recursos para resolver os problemas de inundações. Conquistamos aproximadamente R$ 35 milhões que agora começam a ser aplicados”, explicou o prefeito Carlão Camargo.
De acordo com o secretário Simões, estão previstas mais de 25 obras para melhorar o escoamento das águas do Rio Cotia e colocar fim às enchentes.