“Convênio vai diminuir, sensivelmente, demanda por vagas em creche na cidade”, afirma Prefeito Sergio Ribeiro.
A Prefeitura de Carapicuíba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai aderir ao convênio do Governo Federal que prevê a construção de 15 “supercreches”, com 120 e 240 alunos.
As novas unidades terão oito salas de aula e uma de informática, pátio com cobertura e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
O anúncio das supercreches foi realizado pela presidenta Dilma Roussef na semana passada como parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a ser realizado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). De modo inédito, a contratação dos serviços será feita diretamente pela Prefeitura, após a assinatura do convênio e licitação.
Segundo o prefeito Sergio Ribeiro, o Ministério da Educação exigia terrenos de 5 mil metros quadrados para a construção de creches. Já o novo convênio permite a construção em áreas de 1.500 e 1.800 metros quadrados. Para aderir à nova modalidade, a Prefeitura está agilizando a documentação exigida, bem como a contratação de engenheiros e estagiários para realizar todo o trabalho.
Atendimento de qualidade
Até o momento, a atual Administração triplicou o número de vagas nas creches da cidade, forneceu kits maternal e de material escolar para todas as crianças matriculadas na rede municipal, além de uniforme escolar completo, com roupas para inverno e verão, incluindo tênis e meias.
As refeições nas Emefs e Emeis são de alto valor nutricional e diversificadas com frutas, legumes, carne de primeira, peixe, frango, leite, achocolatado e flocos de milho.