Prefeitura apresenta projeto de parceria à CPTM para modernização do sistema ferroviário

005-leandro-palmeira-1Projeto contempla melhorias nas estações de trem da cidade e intervenções para reduzir os intervalos entre os trens, incluindo a construção de uma 4ª via, que seria implantada em terreno cedido pela administração municipal

Procurada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para uma parceria visando a implantação de uma 4ª linha no sistema ferroviário que corta a cidade, a Prefeitura de Osasco foi além e apresentou à empresa uma proposta que prevê a modernização do sistema, garantindo maior conforto aos moradores da cidade que são usuários dos trens.

005-leandro-palmeira-2O projeto foi apresentado, na última quarta-feira, dia 7 de janeiro, pelo prefeito Emidio de Souza, acompanhado pelo secretário de Obras e Transportes de Osasco, Waldyr Ribeiro Filho, ao presidente da empresa, que é ligada a governo do Estado.

Pela proposta, a administração municipal vai ceder à CPTM uma faixa da rua Erasmo Braga, no bairro de Presidente Altino, destinada à implantação da 4ª via para os trens. Em contrapartida, a companhia fará obras de adequação viária na região e também reformas nas estações de trens instaladas na cidade, garantindo novos acessos aos usuários e condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

005-leandro-palmeira-3De acordo com o secretário, a estação de Osasco receberia a maior intervenção e passaria a adotar um “padrão Barra Funda” de acesso. “A idéia é fechar os túneis, que hoje dão acesso do bairro de Presidente Altino à estação, e criar novas entradas, por meio de passarelas, com um bulevard. Além disso, haveria uma entrada para os usuários que vem da zona Norte”, acrescenta Waldyr. Já dentre a reconfiguração viária, o Calçadão seria estendido até a nova Rua da Estação, que está sendo duplicada.

O projeto também prevê obras de modernização nas estações de Presidente Altino, Comandante Sampaio, Quitaúna e General Miguel Costa. “Todas ganhariam mais acessibilidade e bicicletários, além de passarelas de acesso pelos dois lados”, completa.

Além disso, a estação do KM 21 já contemplaria passarelas de acesso ao futuro terminal rodoviário, que será construído na divisa entre Osasco e Carapicuíba, com recursos do governo federal.

O projeto está sendo analisado pela empresa. Caso seja aprovado, a previsão é de que todas as intervenções sejam concluídas até o final 2010.

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