No sábado, 14 de maio, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, visitou obras e terrenos que em breve darão lugar a avenidas, UBS’s, escolas e parques na cidade, todos com aporte do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Também estiveram presentes os secretários: Mazé Favarão (Educação); Gelso de Lima (Saúde); Cláudio Chapecó (Esportes e Lazer) e Waldyr Ribeiro Filho (Serviços e Obras/Transporte e Mobilidade Urbana).
O aporte de recursos da União já foi autorizado. Todas as obras se configuram como projetos hábeis a receber verba pelo PAC. No momento, os projetos estão em fase de licitação. A partir da aprovação, as obras devem começar ainda em 2011.
EDUCAÇÃO
“É o fim da última escola de lata de Osasco”, comemorou Emidio. A última escola de zinco, conhecida como escolas de lata, que fica no Munhoz Jr., está com os dias contados. “Vamos demolir a escola nos próximos meses, e construiremos no lugar uma Cemei com infraestrutura adequada, acessibilidade a deficientes e mais vagas para a rede municipal”, completou. A antiga escola de lata, Emei Maria Alves Dória, está desativada desde 2009 e seus alunos foram transferidos para o CEU Dra. Zilda Arns.
Também no Munhoz Jr., o prefeito visitou o local onde será construída uma Cemei, em anexo à Emef Prof. João Campestrini, na Praça José Bento da Silva. O prefeito conversou com a secretária de Educação sobre a viabilidade de fazer da unidade uma “escola-parque”, aproveitando o bonito entorno como uma forma de agregar à educação das crianças e gerar o debate sobre o meio ambiente.
SAÚDE
Com a intenção de tornar o atendimento em saúde básica mais acessível à população, várias UBS’s estão sendo planejadas pela prefeitura. A maioria delas visa substituir unidades que hoje funcionam em prédios alugados.
Na Vila Yara, o prefeito vistoriou o terreno onde será construída uma nova UBS.
O Munhoz Jr. também vai ganhar uma nova UBS, na Praça José Bento da Silva. “Aqui será construído um posto de saúde e uma escola com creche e educação infantil”, afirmou o prefeito, em alusão à Cemei interligada à Emef João Campestrini. “É garantia de preocupação com a educação e o bem estar dos moradores do Munhoz Jr.”, afirmou Emidio.
Na rua Maria Quitéria, no Jardim Santa Maria, foi vistoriada a área que também receberá uma UBS. “Hoje, a UBS que atende a região fica em uma igreja e pagamos aluguel” explicou o prefeito a moradores. “Além de a UBS ganhar sede própria e se livrar do aluguel, poderemos construir um posto de saúde com infraestrutura mais acessível a deficientes e idosos”, concluiu, sob aprovação dos moradores.
Outro terreno que vai ganhar uma UBS é o Açucará. A unidade Bonança-Portal II também está no pacote de planos para o PAC em Osasco.
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Ao visitar as obras da Superavenida e de revitalização do Centro, o prefeito afirmou: “Posso garantir que as obras de duplicação da Avenida Hilário Pereira de Souza e sua ligação com a rua da Estação estão a todo vapor”.
Uma inovação das obras nesse trecho é a utilização de material reciclável na construção do piso. De acordo com o secretário de Obras, são necessárias cinco camadas. Na penúltima entra o material reciclável acrescida de apenas 2% de cimento, logo abaixo da camada final de asfalto.
Quando a via estiver pronta, a avenida contará com três pistas. “Temos convicção de que o trânsito irá melhorar bastante com isso”, afirmou o prefeito. Ele andou até o Largo de Osasco, que será completamente remodelado, e trocou observações com os secretários sobre a viabilidade de praças no local.
Emidio também esteve na avenida Panorâmica, na Zona Norte. Com cerca de 800 metros de extensão e duas faixas de rolamento, a via irá ligar o Bonança ao Complexo Anhanguera e espera recursos do governo para ser finalizada.
ESPORTE E LAZER
No Jardim Piratininga, o prefeito esteve na Praça Antonio Cruz, no cruzamento da rua Montalverne com a avenida Três Andradas. Anteriormente, a praça estava abandonada e recebia descarte irregular de entulho. Hoje, com a revitalização, está dando lugar a um agradável lugar de passeio.
Também no Piratininga, o prefeito visitou a área que logo será uma Praça do PAC. Com 15.800 metros quadrados de terreno, a praça contará com CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), pista de skate, quadra e pista de caminhada, além de quiosques e lazer para toda a família.