O Prefeito Silvinho Peccioli (DEM-SP) recebeu, na manhã de quarta-feira (16/03), em seu gabinete, o superintendente regional oeste da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) Milton de Oliveira, o gerente de Pólo de Manutenção de Barueri Ernesto Sabbado Mamede, o gerente de departamento Julio Cesar Menezes Sanches, além de técnicos da área.
No encontro, os representantes da empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto na cidade apresentaram ao Prefeito um balanço das obras que estão sendo realizadas em Santana de Parnaíba, além das propostas e projetos para investimentos ao longo do ano e futuramente.
Juntamente com a apresentação dos projetos, orçamento e previsões de conclusão de obras, foi entregue, ainda, ao Prefeito um relatório encadernado chamado “Programa de Universalização de Saneamento” com todos os projetos da Sabesp para o município.
De acordo com o superintende da Sabesp Milton de Oliveira, a cidade receberá investimentos no valor de R$ 800 mil e, entre os projetos apresentados, está a ligação de água que vai do Centro de Santana de Parnaíba ao bairro Vila Rica, havendo, ainda, a possibilidade, após estudos, de extensão ao bairro Taquaral.
Com esta instalação, serão beneficiadas ruas que estão nas imediações, como Paulo Panaroni, Circular, Frederico Ruiz Moreno, Lourenço M. Rodrigues, Antonio Siqueira, Juracy Teixeira, Severino Dóglio, Francisco Gonçalves Pinto e Reinaldo Santos. Outra obra a ser executada é a ligação de água na Rua Potira, localizada no bairro Várzea do Souza, cuja conclusão está prevista para agosto de 2011.
Já com relação aos prazos das obras de ligação de rede de água em andamento na cidade, o superintendente passou as seguintes posições: as do Jardim Anhembi, Campo da Vila (Rua João Santana Leite) e Chácara Clarice estão dependendo do Departamento de Estrada de Rodagem (DER), uma vez que para fazer a ligação de água será necessário cortar o asfalto da Estrada dos Romeiros.
A conclusão da instalação de rede de água na Ponte de Cimento está prevista para maio próximo; já a instalação no bairro Jardim Itapoã será finalizada em julho deste ano, segundo a Sabesp, podendo ser prorrogada devido às chuvas. Outro bairro que aguarda apenas a conclusão da construção de um poço (P6) para ter a água ligada é o Chácara Jaguari.
No dia, foi discutida, ainda, a viabilidade técnica de instalação de água em alguns bairros, como Parque Sinai, Jardim Paula, Cácara São Luiz, Sítio do Morro e Vila Velha. “Para levar água encanada a esses bairros, teremos que fazer um estudo minucioso, mas não descartamos a possibilidade num futuro. Como o sistema de abastecimento de Parnaíba é integrado com cidades vizinhas, como Barueri, estamos, por exemplo, realizando uma grande obra lá e, ao concluir o projeto, conseguiremos melhorar o abastecimento de água na região o que, conseqüentemente, melhorará a distribuição de água aqui também”, explicou Milton de Oliveira.
Satisfeito com a reunião, o Prefeito Silvinho Peccioli acredita que a Sabesp conseguirá concluir os projetos dentro dos prazos estabelecidos. “Nós tivemos uma reunião no ano passado, na qual eu fiz algumas reivindicações que me chegam da população. Cobrei prazo, cobrei benfeitoria e, hoje, estamos reunidos mais uma vez para ficarmos atualizados quanto a esses serviços. Acredito que a empresa conseguirá seguir o cronograma”.
Ao final, o Prefeito Silvinho Peccioli assinou um termo de quitação com a Sabesp, no qual isenta a Prefeitura de eventuais débitos com a Companhia.
Também estiveram presentes à reunião os secretários municipais de Obra Guilherme Correia, de Serviços Municipais José Carlos Gianini e os administradores regionais do Parque Santana/Jardim Isaura Célio Rocha, de Alphaville/Tamboré Antonio Joaquim Correia Neto e da Fazendinha Olair Oliani.