O Prefeito Silvinho Peccioli realizou, na manhã da terça-feira (20/12), a entrega de aparelhos auditivos para moradores da cidade portadores de deficiência auditiva total ou parcial. A cerimônia foi traduzida por uma profissional intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Realizada no Clube Atlético Sant’Anna (CASA), a cerimônia contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Alessandra Nogueira, dos secretários municipais de Assistência Social Eduardo Carlos Fernandes, de Saúde Tales Garcia e dos vereadores Régis Salles, Maria Helena Arruda Santos, Vicente Augusto da Costa, Suely Risaffe, Cibele Amaral, Chiquinho Miguel e Carlos Fernando Siqueira Rosín.
Ao todo, 140 moradores – atendidos pela Rede Municipal de Saúde e previamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social – foram contemplados com um aparelho auditivo. Alguns casos foram contemplados com um par.
Cada um desses aparelhos foi comprado de acordo com o usuário, uma vez que antes do pedido ser concluído, o morador passa por avaliações e testes para que seja definido o tipo e o modelo que se adapte melhor.
Na ocasião, minutos antes da entrega, os contemplados assistiram a uma apresentação, no qual fonoaudiólogas passaram orientações sobre o uso do aparelho, dicas de conservação e, até mesmo, sobre as trocas de pilhas, pois é importante usar pilhas específicas, atentando ao tamanho correto.
Feliz por poder entrar o ano de 2012 ouvindo bem, a jovem Keith Siqueira Nunes, de 15 anos, contou que não vai mais precisar pedir para as pessoas repetirem o que estavam falando. “É muito ruim ter problemas auditivos. As pessoas riem de você, algumas não gostam de repetir o que estavam falando. Agora, com os aparelhos, eu vou poder escutar bem e entrar o ano novo sem ser alvo de brincadeiras”, contou ela.
Também aliviada por poder voltar a ouvir bem, a moradora da Fazendinha Joana Ribeiro da Silva contou que não vai mais precisar pedir para as pessoas gritarem. “Sempre que alguém vem falar comigo, eu sempre tenho que pedir para falar mais alto, pois eu escutava muito mal. Agora, chega disso, vou conseguir ouvir direitinho”.
Satisfeito por poder oferecer mais um beneficio à população, o Prefeito Silvinho Peccioli falou sobre a importância da ocasião.
“É uma satisfação muito grande para nós, poder melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores. E uma de nossas preocupações, por questão de princípios, é cuidar bem deles. Dentro desse conceito, existe uma série de ações e essa de hoje é uma delas, afinal, ouvir é algo mais que necessário na vida”, explicou o Prefeito, que aproveitou a ocasião para desejar boas festas aos presentes. “Quero aproveitar o momento e desejar um Feliz Natal e que o ano de 2012 seja o melhor de todos na vida de cada um de vocês”.
É importante ressaltar que, para os moradores terem direito ao recebimento gratuito dos aparelhos auditivos, eles necessitam, primeiramente, passar pela Rede Municipal de Saúde. Um médico especialista e uma fonoaudióloga realizam uma avaliação da necessidade ou não do aparelho. Em caso afirmativo, as pessoas que não possuem condições financeiras entram em contato com a Secretaria de Assistência Social, que realiza uma avaliação social do paciente. Atualmente, a Prefeitura consegue atender a todas as solicitações que são encaminhadas após esse processo.
Além disso, verifique
Recepcionista – Osasco, SP
Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT
- Visualizar todas as empregos: Osasco