No último sábado (24/09), aventureiros e apreciadores de esporte radical puderam se divertir com mais uma edição do “Passeio Turismo Off Road – Nas Trilhas de Parnaíba”. O evento completou nove anos de realização em Santana de Parnaíba, bateu recorde de participações, reuniu 86 veículos, contando com equipe de apoio, e cerca de 350 jipeiros, entre eles, autoridades, como o Prefeito Silvinho Peccioli, o presidente da Câmara Municipal Régis Salles e o secretário de Estado do Esporte, Lazer e Juventude Benedito Fernandes. Também participaram do passeio os vereadores Chiquinho Miguel e Carlos Fernando Siqueira Rosin (Caíga).
Organizado pela Prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio das Associações dos Amigos Jipeiros de Santana de Parnaíba (AAJIPAR) e Rota 25, o evento contou com percurso total de, aproximadamente, 40 Km, que incluiu trilhas de vários níveis de dificuldade.
A concentração dos veículos para vistoria aconteceu logo cedo, por volta das 8h, na Praça da Bandeira, no Centro Histórico, local de onde os jipeiros partiram para as trilhas e retornaram após o passeio. Após a chegada, todos ainda puderam assistir ao show com a banda de rock Travelin’ Band (Creedence Cover), realizado na Praça 14 de Novembro, também no Centro Histórico da cidade.
Bastante entusiasmado com o sucesso do Off Road 2011, o Prefeito Silvinho Peccioli ressaltou a importância do evento para o município. “A gente tem observado que, a cada ano, o número de jipeiros tem crescido e isso nos deixa muito satisfeitos. O passeio é uma forma de confraternização entre amigos e jipeiros. Este ano, em especial, resolvi fazer a trilha, pois, nos anos anteriores, só participava da saída. A expectativa é grande”, declarou a autoridade municipal.
De acordo com o empresário Soares Mendonça, de 53 anos, morador da cidade de Osasco e que participa do evento, com suas duas filhas, pelo segundo ano consecutivo, o “Passeio Turismo Off Road” é uma iniciativa muito legal para as pessoas que curtem turismo de aventura. “A trilha é muito boa, mistura adrenalina e beleza. Por isso, me interessei em fazê-la novamente. O Prefeito (Silvinho Peccioli) está de parabéns por apoiar eventos como esse e serve de exemplo ao poder público em geral”, elogia Soares.
Já o gerente de vendas Fernando Giroto, de 29 anos, morador de São Paulo, participou pela primeira vez do “Passeio Turismo Off Road” de Santana de Parnaíba. “Fiquei sabendo da iniciativa por uma amiga, que é moradora da cidade e que sempre participa do evento. Ela me convidou e me animei, pois adoro eventos do gênero. É muito bacana, pois, além de fazermos a trilha, também fazemos novas amizades”, afirma Fernando Giroto.
Ação solidária
Todos os anos, os participantes do evento também contribuem com o Fundo Social de Solidariedade de Santana de Parnaíba. No dia do evento (24/09), cada jipeiro doou 10 quilos de alimentos não perecíveis ou uma caixa com 12 unidades de leite longa vida. Ao todo, foram arrecadados 733,5 quilos de alimentos, que serão entregues às famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social do município.
A entrega dos alimentos arrecadados ao Fundo Social aconteceu na manhã da última quarta-feira (28/09), no Centro de Informações Turísticas (CINTUR), e contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade da cidade Alessandra Nogueira, do presidente da AAJIPAR Edinilson José da Silveira, mais conhecido como Nica e do secretário municipal de Cultura e Turismo Daniel Daher.
O presidente da AAJIPAR disse, na ocasião, que os organizadores do “Passeio Turismo Off Road” procuram, todos os anos, promover o engajamento dos seus participantes em causas sociais. “Fico muito contente em ver que cada vez mais temos conseguido a adesão de um número maior de pessoas, pois o nosso intuito é vincular esporte com o lado social e, pelo visto, temos conseguido”, comentou Nica.
Bastante contente com a doação, a presidente do Fundo Social, durante a entrega, agradeceu os organizadores do evento pela iniciativa. “É muito satisfatório esse tipo de ação. Toda ajuda é sempre bem-vinda, pois, para nós quanto mais pessoas se mobilizarem em prol das causas sociais, mais famílias necessitadas poderemos atender no município. E o mais bacana é que, desta vez, não precisamos pedir, as pessoas se engajaram por vontade própria”, disse Alessandra Nogueira.