O Prefeito de Santana de Parnaíba Silvinho Peccioli (DEM) concretizou, na última sexta-feira (12/08), o sonho de mais 15 famílias da cidade em poder ter a tão esperada casa própria. Na data, ele realizou, em seu gabinete, o sorteio dos imóveis situados na Rua Padre Gregor Karl Lutz, no Conjunto Habitacional São Benedito, no bairro Cidade São Pedro, que foram construídos pela própria municipalidade e serão entregues a custo zero para os novos moradores.
Além das famílias contempladas, estavam presentes, também, na ocasião, os secretários municipais de Assistência Social Eduardo Fernandes, de Obras Guilherme Correia, de Habitação Nequinho Desanti, de Negócios Jurídicos Paulo Danilo Tromboni e de Governo Cláudio Esparrinha, e o chefe de gabinete Joaquim Eduardo de Jesus.
Durante o sorteio, o Prefeito Silvinho Peccioli falou da felicidade em poder entregar as casas para as famílias contempladas e da preocupação da Prefeitura em oferecer uma vida digna à população da cidade. “É uma alegria muito grande poder entregar, hoje, estes 15 imóveis. Estas famílias estavam vivendo do aluguel social depois de ter perdido suas casas nas chuvas dos anos passados. Esperamos que, a partir de agora, elas possam viver com mais dignidade”, disse o Prefeito.
Todas as famílias contempladas com os imóveis do Conjunto Habitacional São Benedito foram vítimas de fortes chuvas de anos anteriores. Elas moravam, anteriormente, em imóveis que foram comprometidos por enchentes ou deslizamentos de terras. Para garantir a segurança delas, a Administração Municipal, inicialmente, as locomoveu para abrigos e, posteriormente, alugou imóveis para que elas morassem, até agora.
Atualmente, a Prefeitura possui 82 famílias vivendo de aluguel social. Para escolher quais delas iriam receber, agora, os novos imóveis, a Secretaria Municipal de Assistência Social considerou aquelas com menor renda, com idade avançada, pessoas com problemas de saúde, e maior quantidade de filhos pequenos. Aquelas que somaram a maior pontuação foram contempladas com as casas.
Uma dessas famílias, que se mudará nos próximos dias para a casa própria é o casal Walter Debiagi e Maria Rosa Alvarenga que, atualmente, vive numa casa alugada no Jaguari. “É uma maravilha poder ganhar esta casa. O imóvel é ótimo, muito bonito. Espero poder mudar o quanto antes para lá”, disse Walter.
Outra família contemplada é o casal Francisca Helena Ferreira da Silva e Jorge Aparecido Lucas. “Faz quatro anos que estamos morando na casa de aluguel e, agora, vamos poder ter o nosso imóvel”, disse Francisca Helena. “É outra coisa poder morar no que é da gente. Não vejo a hora de mudar para o que é nosso”, completou Jorge.
Com a realização do sorteio, nos próximos dias, as famílias irão receber o Termo Especial de Concessão de Uso. O documento é uma garantia para os moradores de que a Prefeitura reconhece o direito deles viverem no imóvel. A casa, porém, só pode ser transferida aos descendentes dos contemplados.
Também será efetuada a ligação da água e energia elétrica. Em seguida, as famílias poderão se mudar para os seus imóveis. A Prefeitura irá fornecer caminhões e ajudantes para realizar a mudança delas.
Conjunto Habitacional São Benedito
A construção das casas do bairro Cidade São Pedro é um projeto inédito de habitação popular realizado Prefeitura da cidade, que visa proporcionar moradia digna aos cidadãos que moram em núcleos favelares no município.
O Conjunto Habitacional São Benedito foi construído em caráter especial para atender, inicialmente, as famílias da Rua Manoel da Silva, que viviam em condições inadequadas, ao lado de um córrego. No final de 2009, foram entregues a elas 91 unidades.
No início deste ano, outras 11 famílias mudaram-se para o Conjunto Habitacional. Elas também tinham perdido suas casas e, há cerca de um ano, estavam vivendo em abrigo da Prefeitura.
Com a entrega destas 15 novas moradias, o Conjunto Habitacional completa as suas 117 unidades, construídas em uma área total de 72 mil m². Cada imóvel possui dois quartos, um banheiro, sala e cozinha americana, com uma área total construída de 38m². Os imóveis contam com água encanada, pavimentação, energia elétrica e esgoto tratado.