Na última segunda-feira (08/08), o Prefeito de Santana de Parnaíba Silvinho Peccioli assinou um convênio com a Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento para a criação do “Museu da Energia e Saneamento” no município. A assinatura aconteceu no Cine Teatro Coronel Raymundo, no Centro Histórico, e contou com a presença do secretário municipal de Cultura e Turismo Daniel Daher (Deco), do secretário-adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado Rogério Menezes, das gerentes de museologia e patrimônio e de documentação e Projetos da Fundação Energia e Saneamento Mariana Rolin e Márcia Cristina Pazin Vitoriano, respectivamente. Também prestigiaram o evento, o presidente da Câmara Municipal Régis Salles, os vereadores Chiquinho Miguel, Carlos Fernando de Siqueira Rosin (Caíga), Cibele da Silva, Maria Helena Arruda Santos, Ronaldo Santos e Vicente Augusto da Costa, além de secretários, coordenadores e servidores municipais. Para a abertura do evento, o Departamento Artístico e Teatral (DEARTE) da Prefeitura, apresentou um espetáculo intitulado: “Bandeira Errante”.
De acordo com o projeto apresentando pela Fundação, a implantação do museu será um importante instrumento de atividades culturais e de educação no município. Com o convênio firmado, as próximas etapas do projeto são a pesquisa histórica e de acervo, elaboração do projeto e restauro da “Casa 04”, onde irá abrigar o museu, localizada na Barragem Edgard de Souza.
Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo Daniel Daher (Deco), a celebração desse convênio é um marco para o turismo da cidade. “Esse pequeno passo será um grande salto para o turismo de Santana de Parnaíba. Nossa riqueza cultural não está limitada ao conjunto arquitetônico do Centro Histórico, pois nossa cidade possui muita cultura e muita história para as pessoas conhecerem. E a nossa ideia com a criação do museu, é implantar um roteiro que irá ligar e fortalecer os pontos mais interessantes para a visitação, percorrendo uma série de lugares, como o Morro do Voturuna, onde será possível fazer trilhas guiadas; o circuito das pingas; as ruínas do século 17, do Sítio do Morro; entre tantos outros roteiros possíveis, que Santana de Parnaíba possui para visitar”, explica.
Já o secretário-adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado Rogério Menezes, disse que a parceria entre a Prefeitura e a Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento impulsionará o desenvolvimento da cidade nos próximos anos. “Essa iniciativa da Prefeitura denota uma visão moderna de gestão pública, em que a gente consegue construir um futuro diferente, valorizando suas raízes. Essa parceria com a fundação dará frutos muito positivos e irá estimular ainda mais o desenvolvimento de Santana de Parnaíba”.
Para o Prefeito Silvinho Peccioli, a criação do “Museu da Energia e Saneamento” é mais um instrumento de atração de turistas para a nossa cidade. “Hoje, nós demos o pontapé inicial para a implantação deste museu e, com ele, teremos um novo atrativo turístico para a cidade”, diz o Prefeito, que ainda explica. “Agora, a Prefeitura precisa tomar uma série de providências com o Governo do Estado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e, também, com a SABESP, com relação ao Rio Tietê, porque ninguém vai visitar o museu onde o rio passa ao lado, com esse cheiro terrível que ele traz consigo”.
O projeto
Durante o evento, a gerente de museologia e patrimônio da Fundação Energia e Saneamento Mariana Rolin apresentou o projeto e o processo de parceria com a Prefeitura de Santana de Parnaíba para a implantação do “Museu da Energia e Saneamento”, que estará situado dentro da Barragem Edgard de Souza, localizada às margens do Rio Tietê, com acesso pela Estrada dos Romeiros. A fundação, que possui um acervo de museus no Estado, ajudará na execução do projeto, uma vez ela que possui um extenso acervo de objetos e arquivos fotográficos. O projeto que autoriza a Prefeitura a firmar convênio com a Fundação foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 21/06/2011.
No projeto apresentado, consta que o museu será implantado dentro de uma construção, que fazia parte da Vila Residencial da barragem, denominada “Casa 04”. O local também será um ponto forte de visitação, uma vez que ainda abriga resquícios da primeira usina hidrelétrica do Brasil, a Light Power – criada em 1901, sendo a principal geradora de energia do país, em 1914 e, desativada em 1952.
O espaço contará a história de Santana de Parnaíba e da Barragem Edgard de Souza, incluindo um roteiro de visitação na área envoltória, como a antiga usina. No projeto, ainda está previsto um espaço, que focará a preservação ambiental, em prol do uso responsável da água e, também, um parque linear, que será construído na área de mata no entorno da barragem e ao longo do Rio Tietê.