Eventos em comemoração ao aniversário de Osasco realizado no sábado também incluíram outra importante conquista na área da Habitação: a assinatura de contratos do Programa Minha Casa, Minha Vida, que vão permitir retirar famílias de área de risco no Aliança e de assentamento no Novo Osasco
Os eventos em comemoração ao 51º aniversário de Osasco foram encerrados no sábado, dia 23 de fevereiro, com três importantes conquistas na área da Habitação. O prefeito Jorge Lapas entregou 153 títulos de posse a famílias do Jardim Conceição, participou da assinatura de contratos do programa Minha Casa Minha Vida que beneficiam 420 famílias carentes e ainda entregou 66 moradias do projeto de urbanização do Jardim Vicentina.
A entrega dos títulos assegura às famílias do Jardim Conceição o registro, em cartório, de seus imóveis. Com isso, trabalhadores que investiram, durante anos, recursos na construção de suas casas, mas que não tinha, até agora, o registro dos imóveis em seu nome, agora têm a posse reconhecida por meio de um documento oficial.
“Agora, finalmente, posso dizer que sou a dona do meu imóvel”, comemorou, durante o evento, realizado na Emef Professor Renato Fiúza Teles, a faxineira Lourdes Francisca da Silva, que há 9 anos mora no Jardim Conceição. O sentimento foi compartilhado pela também faxineira Sibele Ferreira Paiva, que há 10 anos aguarda o registro de seu imóvel em cartório. “Antes, não tínhamos garantia nenhuma. Agora, tenho a certeza de que minha casa vai ficar como herança para meus filhos. E o que é melhor: em um bairro que melhorou muito”, afirmou.
Já no palco, falando em nome de todas as famílias, a moradora Fátima Oliveira Alves lembrou toda a trajetória de luta dos moradores do Conceição pela regularização fundiária da área. “Quando chegamos aqui, há quase 20 anos, arrancávamos toco do chão para construir barracos e enfrentávamos ratos e cobras. Foi nossa luta que nos trouxe até aqui, junto com o apoio da prefeitura, que viabilizou a regularização”, lembrou.
O secretário municipal de Habitação, Sérgio Gonçalves, afirmou que a entrega dos 153 títulos faz parte do programa de regularização fundiária da prefeitura, que já beneficiou cerca de 1500 famílias no bairro e 15 mil em toda a cidade. “E esse é um trabalho que prossegue. Temos outros 500 imóveis em fase de regularização aqui no Conceição”, completou.
O evento também contou com a presença do ex-prefeito Emidio de Souza, cuja administração deu início ao projeto. “Temos que lembrar também que um grande parceiro para que tudo isso aconteça é o governo federal”, destacou.
Já o prefeito Jorge Lapas falou de outros benefícios que serão levados à região do Jardim Conceição, em breve. “Fui secretário do governo do Emidio e acompanhei várias melhorias que trouxemos para essa área. Mas precisamos fazer mais. Já estamos com uma ação forte de segurança aqui, acabando com bailes funk que aconteciam irregularmente. E vamos iniciar, no bairro 1º de Maio, uma Praça do PEC (Praça dos Esportes e da Cultura), em parceria com o governo federal, que vai contar com espaços de cultura e lazer”, afirmou.
Minha Casa, Minha Vida
Na sequência, Lapas acompanhou, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, as assinaturas de contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) de famílias que serão beneficiadas com entrega de 420 apartamentos do residencial Flor de Jasmin, no Jardim Belmonte. Esse é o passo final antes da mudança, que deve acontecer a partir de março.
O empreendimento é o primeiro, da cidade, que integra o programa Minha Casa, Minha Vida destinado a famílias com renda mensal entre 0 e 3 salários mínimos. Entre os beneficiários estão pessoas que vivem sob as torres de alta tensão da AES Eletropaulo, no Jardim Aliança, e ainda os integrantes do Movimento Sem-Teto que ocupam, há 10 anos, uma creche abandonada no Jardim Novo Osasco, onde montaram o assentamento Carlos Lamarca.
“Não vejo a hora de mudar. O apartamento é muito melhor do que o local onde vivemos hoje”, afirmou, logo após assinar seu contrato, Helenice Rodrigues de Souza, moradora da área CK, outra área de risco cujos moradores foram atendidos pelo programa.
No evento, o secretário municipal de Habitação, Sergio Gonçalves, agradeceu a parceria da Caixa Econômica Federal no projeto.
O ex-prefeito Emidio de Souza, por sua vez, falou da satisfação de saber que seu sucessor, Jorge Lapas, vai entregar apartamentos iniciados em sua gestão. “A alegria de vocês é grande, mas a nossa não é menor. É muito bom ver um trabalho chegando ao final, com o Lapas, esse grande companheiro”, destacou.
Já Lapas destacou que a prefeitura vai oferecer infraestrutura para que as famílias façam suas mudanças, incluindo a cessão de caminhões. “E logo que houver as mudanças, nós vamos, no caso do Carlos Lamarca, a demolição do assentamento e iniciar o projeto para ocupar toda aquela área, que foi desapropriada pela prefeitura, com um espaço cultural. No caso da área sob as torres de alta tensão, já estamos também em negociação com a AES Eletropaulo para fazer o cercamento do local”, anunciou.
Ele afirmou ainda que prepara um grande evento para a entrega dos apartamentos. “Vamos convidar a presidenta Dilma Rousseff para participar da inauguração”, adiantou.
Jardim Vicentina
No Jardim Vicentina, o prefeito Jorge Lapas entregou chaves de apartamentos a mais 66 mais famílias beneficiadas com o projeto de urbanização do local, realizado em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Durante o evento, o secretário Sergio Gonçalves afirmou que, com mais essa etapa, foi finalizado o projeto de urbanização do local e que atendeu um total de 300 famílias com moradias dignas, permitindo que elas trocassem seus antigos barracos de madeira por apartamentos.
“Só quem viveu aqui sabe a diferença. Eram barracos caindo para dentro do córrego e ratos por todo o lado. Recebi a primeira comissão de moradores em 2005, conheci essa difícil realidade e iniciamos a batalha para viabilizar esse projeto. Muita gente não acreditou, mas hoje o resultado está aqui”, disse.
A urbanização envolveu ainda implantação de infraestrutura completa na área, com abertura de ruas e colocação de redes de água, esgoto e energia elétrica, além da canalização do córrego.
“Agora, precisamos avançar e levar a outros lugares o que fizemos aqui. Mas será um pouco mais fácil. Porque temos o Jardim Vicentina como exemplo. Vamos agora levar a urbanização para a favela Raio de Luz e poderemos falar: vejam o exemplo do Vicentina. Vamos fazer igual”, comparou.
Para os beneficiados, receber a chave do apartamento foi um sonho realizado. “Agora temos um apartamento que é nosso e em uma área que foi totalmente mudada e está muito bonita”, afirmou Emily Cristina Oliveira Santos, que mora há 6 anos no local.
Do evento de entrega dos títulos de posse participaram também o deputado federal João Paulo Cunha; os deputados estaduais Marcos Martins e Osvaldo Vergínio; o vice-prefeito Valmir Prascidelli; o chefe de gabinete do prefeito, Waldyr Ribeiro Filho; os secretários municipais Régia Gouveia Sarmento (Educação), Dulce Helena Cazzuni (Gestão), Carlos Baba (Obras) e Gelso de Lima (Assistência e Promoção Social); o diretor de Comunicação Social, Roberto Trapp; o Ouvidor, Luiz da Locadora; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Toniolo; e os vereadores Valdir Roque, Andrea Vergínio, Karen Gaspar, Mazé Favarão, Maluco Beleza, Valdomiro Ventura, Rogério Silva e Alex da Academia, dentre outras autoridades.
Já assinaturas de contrato do Minha Casa, Minha Vida foram prestigiadas pelo o deputado federal João Paulo Cunha; os deputados estaduais Marcos Martins e Osvaldo Vergínio; o vice-prefeito Valmir Prascidelli; o chefe de gabinete do prefeito, Waldyr Ribeiro Filho; os secretários municipais Régia Gouveia Sarmento (Educação), Dulce Helena Cazzuni (Gestão), Carlos Baba (Obras), Gelso de Lima (Assistência e Promoção Social) e Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer); o diretor de Comunicação Social, Roberto Trapp; o Ouvidor, Luiz da Locadora; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Toniolo; os vereadores Claudio da Locadora, Valdir Roque, Andrea Vergínio, Mazé Favarão, Maluco Beleza, Valdomiro Ventura, Rogério Silva e Alex da Academia, e pela superintendente regional em exercício da Caixa Econômica Federal, Flavia Nogueira, dentre outras autoridades.
Participaram ainda da entrega de moradias no Jardim Vicentina o ex-prefeito de Osasco, Emidio de Souza, o deputado federal João Paulo Cunha, os deputados estaduais Marcos Martins e Osvaldo Vergínio, o vice-prefeito Valmir Prascidelli; o chefe de gabinete do prefeito, Waldyr Ribeiro Filho; os secretários municipais Dulce Helena Cazzuni (Gestão), Carlos Baba (Obras), Gelso de Lima (Assistência e Promoção Social) e Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer); o diretor de Comunicação Social, Roberto Trapp; o Ouvidor, Luiz da Locadora; os vereadores Claudio da Locadora, Valdir Roque, Andrea Vergínio, Mazé Favarão, Maluco Beleza, Valdomiro Ventura, Rogério Silva e Alex da Academia, e pela superintendente regional em exercício da Caixa Econômica Federal, Flavia Nogueira, dentre outras autoridades.