Entre os investimentos que a Prefeitura de Barueri está realizando na Educação, o governo municipal já prepara o terreno que receberá a nova escola maternal, na Vila São Jorge. A contratação da obra está em fase final de licitação.
A unidade, localizada na avenida Santa Úrsula, deve ser entregue à comunidade em 2012. Vai atender prioritariamente a mães trabalhadoras que moram na região central – e que, em sua maioria, hoje mantêm seus filhos na maternal Professora Vitoria Regiani Assenza de Moura, na Aldeia de Barueri.
O terreno mede 3.555 m², e a área construída somará 4.700 m². Terá 3 berçários, lactário, salas de atividades e de leitura (além das 8 salas de permanência), brinquedoteca, informática, playground e área de vivência.
Dobro de vagas
Outras duas maternais devem ser entregues pela Prefeitura de Barueri em 2012. Em fase de licitação, estão a reconstrução da maternal João José dos Santos, no Jardim Silveira, que fará parte de um complexo educacional; e a reforma e ampliação da maternal Joaquim Soares, na Aldeia de Barueri.
Com as três maternais concluídas, o número de unidades mantidas pela Prefeitura de Barueri passará para 23. Porém, a oferta de vagas nas escolas maternais mais que dobrou em cinco anos. Em 2005, eram 11 unidades e 2.500 crianças matriculadas; 2010 fechou com 20 maternais, e 6.300 crianças.
Vale destacar que as escolas maternais mais novas são maiores, e que por isso incorporaram a oferta de vagas no município. Caso das maternais Vitoria Regiani Assenza de Moura (Aldeia de Barueri), Professora Marisa Odaine de Oliveira Molina (Jardim Paulista), Professora Lázara Augusta Cárdia Sabatine (Parque Imperial) e Aracy Martins de Lima (Jardim Belval), entregues à população em 2010.
Respeito às mães
Colaborar na ascensão social da mulher no mercado de trabalho, ao mesmo prestando um serviço com a qualidade que uma mãe espera para seu filho. Para o prefeito Rubens Furlan, a construção de novas escolas maternais na cidade é a demonstração mais clara de respeito à mãe barueriense: na medida em que a Prefeitura oferece um equipamento social comparável às melhores escolas particulares, dá oportunidade de a mãe ingressar no mercado de trabalho com a tranquilidade que necessita em relação aos cuidados com seus filhos.
“A construção de escolas maternais, mas com a qualidade que nossa população merece, é um mecanismo de respeito às mães. E nada me deixa mais feliz, porque o dinheiro mais abençoado é o investimento que fazemos em nossas crianças e em nossos filhos”, avalia o prefeito Rubens Furlan.