A inauguração aconteceu na manhã desta quarta-feira e a Casa da Cidadania será um espaço da Administração aberto a todos os Conselhos do Município
Atendendo a uma antiga reivindicação da população de Osasco e cumprindo uma das metas de seu governo, o prefeito Emidio de Souza (PT), acompanhado do vice-prefeito Faisal Cury, inaugurou nesta quarta-feira, 18, a Casa da Cidadania, localizada na Avenida dos Autonomistas, 3087, Centro de Osasco. O evento faz parte da programação em comemoração aos 47 anos da emancipação político/administrativa do município. A Casa da Cidadania foi criada com o objetivo de ser um espaço da Administração Municipal para reuniões e outras atividades de todos os Conselhos do Município, bem como reunião com Conselhos de outras esferas administrativas.
A Casa da Cidadania tem como coordenadora, Estela Catarina, Assessora para Assuntos dos Conselhos e Entidades, órgão subordinado à Secretaria de Governo. “Ao abrir este evento, presto uma homenagem a uma companheira, que não está mais entre nós, mas que trabalhou muito pela implantação de políticas sociais em Osasco. Falo da nossa colega Conceição Paixão que muito nos ajudou nessa empreitada”, disse Estela Catarina, que também agradeceu ao prefeito Emidio pelo apoio às políticas de inclusão social. “Agora, todos os Conselhos terão um espaço digno para se reunir e discutir os problemas de Osasco. Com certeza, daqui sairão muitas propostas que ajudarão o prefeito Emidio no seu governo democrático em prol do desenvolvimento de Osasco”.
Falando em nome do Poder Legislativo, o vereador Aluisio Pinheiro, vice-presidente da Câmara e líder do prefeito, salientou a importância dos Conselhos na discussão dos problemas de Osasco e na busca de soluções. “Antes de 2005, Osasco tinha alguns Conselhos, mas, era apenas uma medida em cumprimento da Lei. Na Administração do prefeito Emidio, os Conselhos deixaram de ser apenas uma peça decorativa. Eles têm papel ativo nas discussões das políticas municipais e, a partir de agora, terão também um espaço amplo e confortável para as suas reuniões. Trata-se, portanto, de mais um grande avanço desta administração democrática que hoje temos em Osasco”, disse Aluisio Pinheiro. Falaram também o secretário de Governo, Jorge Lapas, e diversos representantes de Conselhos e de outras entidades de Osasco, como o representante da Defensoria Pública, Diogo Vale, que elogiou a iniciativa do prefeito Emidio. Jorge Lapas agradeceu à Estela Catarina pelo seu trabalho desenvolvido na Secretaria de Governo junto aos Conselhos.
Reafirmação da democracia
Ao iniciar o seu discurso, o prefeito Emidio de Souza, destacou que a inauguração da Casa da Cidadania representava um momento de afirmação e de reafirmação da democracia na administração municipal de Osasco. ”Deixamos claro que hoje a existência dos mais diversos Conselhos em Osasco não significa uma mera observação da lei. É a realização do nosso compromisso com toda a sociedade e a sua participação efetiva nas discussões e na implantação de políticas públicas em nossa cidade. Agradeço a todos que trabalharam pela concretização desse sonho, que é a Casa da Cidadania, e espero contar com ajuda de todos vocês para que possamos trabalhar sempre com o objetivo de fazer de Osasco uma cidade cada vez mais desenvolvida e mais justa para todos”, disse Emidio.