Com o objetivo de incentivar os empresários da cidade, pautados pela ética e espírito empreendedor, cujas ações tenham por base a responsabilidade social e ambiental, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico e Social (SEMEDES), criou o “Prêmio Anhanguera”. O Prefeito Silvinho Peccioli realizou o lançamento da edição 2011 do prêmio na noite da última quinta-feira (16/06), no Cine Teatro Coronel Raymundo, localizado no Centro Histórico da cidade. Várias autoridades marcaram presença no evento, entre elas, o vice-prefeito e secretário da SEMEDES Pedro Mori, acompanhado da esposa Irma Mori, o presidente da Câmara Municipal Régis Salles e os vereadores Agnaldo Moreno, Vicente Augusto da Costa, Carlos Fernando Siqueira Rosin, Ronaldo Santos, Chiquinho Miguel, Maria Helena Arruda Santos e Cibele da Silva.
Durante a solenidade, o público presente teve a oportunidade de assistir a um vídeo institucional de apresentação do “Prêmio Anhanguera”, contendo todas as informações sobre a iniciativa. Prestigiaram o evento cerca de 250 empresários e prestadores de serviços da cidade, além do presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Educacional de Santana de Parnaíba (ACISESP) Amilton Scarpa; do gerente regional de Osasco do SEBRAE/SP Mauro Quereza Janeiro Filho e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco Marcos de Souza Rocca.
O “Prêmio Anhanguera” é o resultado de ações e investimentos que vem sendo promovidos pela municipalidade há 14 anos, em prol do crescimento sustentável de Santana de Parnaíba, realizadas, principalmente, por meio de políticas de valorização dos empresários abrigados na cidade e da atração de novas empresas. “Esta iniciativa é destinada ao reconhecimento dos empresários do município que, além de suas atividades cotidianas, tem também uma visão social ao desenvolver atividades notáveis e relevantes junto à comunidade parnaibana, gerando emprego e contribuindo para o crescimento da nossa cidade”, ressaltou o Prefeito Silvinho Peccioli.
Além de servir como estímulo para que outras empresas assumam a mesma posição, a iniciativa visa fazer a diferença no município, para que as empresas instaladas no município continuem sendo um fator positivo de transformação da sociedade. Nesta edição, o “Prêmio Anhanguera” foi dividido em três categorias: “Empreendedorismo”, “Responsabilidade Social” e “Responsabilidade Ambiental”, sendo que serão premiadas 10 empresas em cada categoria.
Na primeira categoria, a de “Empreendedorismo”, serão condecorados os empresários que melhor promovem práticas e ações que atendam elevados critérios éticos, contribuindo para o sucesso da empresa. Já na de “Responsabilidade Social”, serão premiados os candidatos que melhor compreendem e implementam, de modo progressivo, o conceito de empresa socialmente responsável e que melhor assumem sua responsabilidade com todos aqueles atingidos por suas atividades na sociedade.
E, por fim, na terceira categoria, a de “Responsabilidade Ambiental”, será levado em conta os empresários que realizam projetos destinados à manutenção e à preservação ambiental, por meio de monitoramento, controle e manejo. Outros conceitos importantes, que serão observados nessa categoria, se referem às empresas que melhor preservam matas ciliares, córregos e mananciais, assim como as que adotam e mantém áreas verdes, jardins e praças públicas.
Entusiasmado com a iniciativa e antigo parceiro da municipalidade, principalmente na inserção dos jovens da cidade no mercado de trabalho, o diretor executivo da ML Serviços Financeiros Flávio Rossetto garantiu que vai se inscrever no “Prêmio Anhanguera”. “Acho muito importante a parceria público-privado, por ser um ganho para ambas as partes. Este tipo de ação é fundamental para o desenvolvimento do município e da nossa empresa também. Esta parceria deu muito certo, tanto que a ML está crescendo bastante, hoje, temos 400 funcionários da cidade”, comentou Flávio.
Já o vice-prefeito Pedro Mori focou seu discurso para as transformações proporcionadas pela atual gestão da cidade aos seus moradores. “Sempre preocupado com a qualidade de vida da população e com o desenvolvimento sustentável do município, o Prefeito Silvinho Peccioli, desde quando assumiu a administração de Santana de Parnaíba pela primeira vez (em 1997), mudou a vida de muitos cidadãos e empresários. Este prêmio é para complementar o trabalho que vem sendo promovido na cidade. Precisamos estreitar o relacionamento entre as empresas e a municipalidade, pois ambos precisam um do outro para crescer”, enfatizou Pedro Mori.
As inscrições
As inscrições estão abertas desde a noite de lançamento da ação (16/06) e se estendem até o dia 15 de agosto. Portanto, se você é empresário no município, se enquadra em alguma das categorias avaliadas no “Prêmio Anhanguera” e quiser concorrer à condecoração, basta acessar o site oficial da Prefeitura de Santana de Parnaíba (www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/premioanhanguera) e realizar a sua inscrição. No dia 15 de setembro, serão divulgadas as 30 empresas selecionadas para a premiação. Mais informações sobre o “Prêmio Anhanguera 2011” também podem ser obtidas na SEMEDES, pelo telefone 4622-8250.