O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado da coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura, Gleides Sodré, participou na quinta-feira, 6 de dezembro, de um encontro com o cônsul geral da Itália em São Paulo, Mauro Marsili, na sede do consulado, na avenida Paulista, 1963, no bairro Bela Vista, em São Paulo.
Dentre os vários assuntos abordados, o objetivo principal da reunião foi discutir o estreitamento das relações diplomáticas e o firmamento de um protocolo de intenções entre Osasco e o Estado italiano nos mais variados setores, com o objetivo de propor, por exemplo, ampliação dos estudos de mecanismos de desburocratização de vistos (trabalho, turismo e estudo), além da viabilização da dupla cidadania aos cerca de 30 mil descendentes de italianos que vivem na cidade de Osasco e desejam obter a identidade ítalo-brasileira.
Com o desenvolvimento do Brasil, o prefeito também salientou a importância de fomentar convênios e firmar parcerias na área de extensão universitária, chancelado pelo programa do governo federal, “Brasil Sem Fronteiras” em conformidade com bolsas estudantis sugeridas pelas mais renomadas universidades italianas.
Durante a conversa, o cônsul da Itália se colocou à disposição do governo municipal para derrubar todos os entraves jurídicos, acadêmicos, documentais e diplomáticos possíveis com a finalidade de promover o intercâmbio cultural, profissional, educacional e turístico. “O Brasil é uma nação muito próspera economicamente. O italiano gosta de ter e fazer negócios no país porque aqui se negocia e dialoga bastante. Queremos também proporcionar a turistas, estudantes e descendentes de italianos, todas as condições necessárias para que eles possam usufruir da estrutura governamental da Itália”, resumiu, dizendo que o Brasil possui 30 milhões de cidadãos ítalo-brasileiros e 15 milhões deles vivem no Estado de São Paulo.
O prefeito, por sua vez, destacou que há um desejo antigo da comunidade osasquense, já organizada, de buscar os direitos oferecidos pelo Consulado e pelo governo. “Pretendemos nos aproximar cada vez mais da Itália. Osasco e São Paulo cresceram com as indústrias e fábricas italianas, que modernizaram essas cidades e deram ar de jovialidade e criaram uma identidade aos dois municípios. Pensamos ser importante também estreitar os laços no campo da extensão de pesquisa universitária, de oferta de trabalho e até mesmo encontrar facilidades legais para obtenção de vistos e documentos de dupla cidadania. Osasco é atualmente o 12º PIB do Brasil e tem muitas condições de se desenvolver”, avaliou.
A conversa abordou diversos temas: história e formação da cidade de Osasco; relação da cidade no Brasil com Osasco na Itália; ampliação de convênios com universidades; estrutura dos consulados italianos no Estado de São Paulo e no Brasil e atual conjuntura social, política e econômica do país europeu.
No final do encontro, o prefeito presenteou o cônsul com um quadro de uma imagem do cartão postal da cidade, o viaduto Reinaldo de Oliveira, em comemoração aos 50 anos da cidade de Osasco, comemorado em fevereiro deste ano. Emidio e Gleides receberam livros sobre o Movimento Itália/Brasil 2011 e 2012.