Posto de Atendimento ao Trabalhador auxilia moradores de Santana de Parnaíba no ingresso ao mercado de trabalho

Em Santana de Parnaíba, diversas pessoas saem diariamente à procura de uma colocação profissional. Neste grupo, há jovens em busca do primeiro emprego, além de homens e mulheres, com diferentes níveis de experiência e faixa etária, que tentam retornar ao mercado de trabalho. Pensando nestes munícipes, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico Social (SEMEDES), disponibiliza no município duas unidades do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que funcionam em parceria com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).
O PAT oferece ao trabalhador proteção e meios de melhorar suas condições de acesso e permanência no mercado de trabalho. Quem foi demitido, por exemplo, pode se inscrever para receber o Seguro Desemprego e, automaticamente, já está concorrendo a uma nova oportunidade de trabalho e a cursos de qualificação e requalificação profissional.
Desde quando entrou em funcionamento, em janeiro de 2002, até março de 2011, os PATs da cidade já colocaram no mercado de trabalho do município e da região, aproximadamente, 32 mil pessoas. As duas unidades já disponibilizaram em seu sistema mais de 6.500 vagas, captadas junto às Empresas da Região e da Capital. Neste mesmo período, os postos da cidade efetuaram um total de dez mil requisições de seguro desemprego.
Cerca de 80% dos profissionais mais contratados, são pessoas que concluíram o Ensino Médio, com experiência de um ano em algum tipo de ocupação e que possuem curso ou conhecimento em informática básica. E o setor da economia que mais contratou foi o de serviços, que absorveu 71% da mão-de-obra disponível na região. Os trabalhadores que possuem algum curso técnico, como ferramentaria, mecânica de manutenção, torneiro mecânico, usinagem, soldador, eletrônica, serralheiro, contabilidade, administração e operador de telemarketing têm maior facilidade em conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho.

Como funciona o PAT
Os trabalhadores, em busca de uma nova colocação, devem se dirigir ao PAT, munidos de cédula de identidade (RG), Cadastro Pessoa Física (CPF) e da Carteira de Trabalho Profissional e Seguridade (C.T.P.S.). Os candidatos são, então, cadastrados no banco de dados da SERT. O perfil profissional deles fica disponível no sistema On-line, que abrange os PATs da Capital, Grande São Paulo, interior (em algumas localidades) e os Poupa-Tempo.
Após o cadastramento dos trabalhadores, os atendentes do PAT verificam as oportunidades dentro das pretensões e perfil do candidato. Havendo a disponibilidade da vaga, a pessoa é encaminhada à empresa contratante para participar da seleção dos candidatos.
Para auxiliar na captação das vagas no município e região, os PATs da cidade contam, também, com serviços de telemarketing e visitas junto às empresas. Aos empregadores é oferecido um serviço de intermediação de mão-de-obra. O posto faz uma pré-seleção e encaminha os candidatos, que atendam, perfeitamente, aos critérios estabelecidos quanto ao perfil profissional buscado pela empresa, sem nenhum custo. Portanto, as empresas não precisam anunciar em jornais ou outros meios suas vagas, economizando, assim, tempo e recursos financeiros, e conseguem obter respostas rápidas aos perfis de profissionais procurados.

Outros serviços do PAT
O PAT oferece, ainda, o serviço “Time do Emprego” aos trabalhadores desempregados, que consiste em orientá-los na procura do emprego. Os interessados recebem informações de como elaborar um currículo moderno e eficiente, preparação de entrevistas, avaliação das habilidades, qualidades e metas eficientes.
O “Time do Emprego” é desenvolvido em 16 semanas – com orientação uma vez por semana e duração de três horas, com turmas de 25 a 30 pessoas. Todo o trabalho é realizado por dois facilitadores. A cada sessão, eles renovam o direcionamento dos participantes ao mercado de trabalho, buscando elevar a auto-estima e confiança do grupo, como, também, prover o apoio mútuo de todos os participantes.
Para o empregador, o PAT oferece o serviço “Sala do Empresário”. O posto disponibiliza um espaço aos contratantes que não possuem uma área disponível para entrevista de candidatos. O empregador utiliza-se de toda a infra-estrutura do Posto de Atendimento ao Trabalhador e, ainda, conta com a assessoria dos orientadores e da supervisão do PAT.
Os interessados em se inscrever no PAT devem se dirigir à unidade mais próxima de sua residência. O Posto do Centro fica na Rua Quinze de Novembro, 625, telefone 4622-7150. Já o da Fazendinha, está localizado na Avenida Tenente Marques, 5.720, telefone 4622-8250. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

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