A Secretaria da Saúde inaugurou o Ambulatório Neonatal na Policlínica de Especialidades do Portão. A unidade é referência municipal para atendimento de recém-nascidos de alto risco. A medida é mais uma das ações voltadas para a redução da morte materna e infantil.
De acordo com a Coordenadora da Saúde da Criança, Dra Liamara De Angelis, o novo ambulatório oferecerá ao recém-nascido o acompanhamento e a assistência de profissionais especializados, como neonatologista e neurologista. “Vale ressaltar que com esta iniciativa o sistema de saúde municipal consegue oferecer ao recém-nascido de alto risco o primeiro passo para uma vida com qualidade”, disse.
Após receber alta hospitalar, o recém-nascido passa na unidade de saúde onde a mãe realiza o seu acompanhamento médico para primeira consulta do binômio mãe e filho que ocorre no prazo de 7 a 10 dias após o nascimento. Na ocasião, a mãe deve levar o resultado dos exames realizados na maternidade e, após consulta com a enfermeira da unidade, se for caracterizada a necessidade de acompanhamento específico de alto risco, a criança recebe a guia de encaminhamento para o Ambulatório Neonatal na Policlínica de Especialidades.
“Dentro deste conceito criamos um protocolo de atendimento onde a criança será monitorada com toda a assistência que o alto-risco necessita até os dois anos de idade, fase considerada dentro da pediatria como a mais crítica. Mesmo antes de atingir os dois anos de idade, se o paciente evoluir ele pode receber alta a qualquer momento e retornará para o seu acompanhamento de rotina na unidade de matrícula”, explicou Dra. Liamara De Angelis.
Entre as causas que podem caracterizar como recém-nascido de alto risco estão o peso abaixo de 2,5 quilos, RN PIG pequeno para idade gestacional, bebês que não tiveram alta com a mãe, por qualquer que seja o diagnóstico, recém-nascido com cardiopatias, entre outras.
“Para que o recém-nascido tenha assegurado o direito à assistência médica como preconiza o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde disponibiliza a oferta de serviços, mas convém destacar que, para garantir o êxito das ações, faz se necessário que cada cidadão fique atento as suas responsabilidades como pais, cuidadores ou responsáveis pela criança”, destacou.
Para o trabalho preventivo na área da saúde é fundamental comparecer às consultas para o acompanhamento de rotina com o pediatra, com a enfermeira e manter a caderneta de vacinação em dia.
Todos os recém-nascidos encaminhados ao Ambulatório Neonatal localizado na Policlínica de Especialidades, no bairro do Portão, terão suas consultas agendadas via regulação de vagas, encaminhadas pelas unidades de origem.
O atendimento é realizado todas as quintas-feiras no período da manhã, pela neonatologista Dra. Patrícia Baracat.