“Osasco é o lugar onde as obras acontecem com maior velocidade”, afirmou Jorge Hereda, que foi recepcionado, em vista à cidade, pelo prefeito Emidio de Souza
O prefeito Emidio de Souza recebeu em seu gabinete, na manhã de segunda-feira, dia 22 de setembro, o vice-presidente de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal (CEF), Jorge Hereda.
O banco é o agente financeiro dos recursos federais que são enviados à prefeitura, incluindo as verbas do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
Emidio deu as boas vindas ao vice-presidente da Caixa e agradeceu a vista. “Jorge Hereda veio hoje aqui verificar o andamento das obras, pois sempre viabilizou, dentro da legalidade, os pleitos do município, principalmente na área da Habitação”, disse.
Hereda, por sua vez, falou sobre o orgulho da Caixa em ser o principal agente no repasse de recursos do governo federal à cidade. Ele destacou ainda a competência com a qual os projetos de Osasco são apresentados para a reivindicação das verbas, incluindo as do PAC. “Acompanhei todas as reuniões desde o início e pude ver um esforço muito grande de Osasco para garantir seus projetos”, disse.
Ele também destacou o bom andamento das obras com recursos do PAC na cidade. “Posso dizer que Osasco é o lugar do Brasil onde as obras acontecem com maior velocidade, com maior presteza”. Hereda ressaltou ainda o diferencial dos projetos de Osasco em relação aos de outras localidades. “A qualidade dos projetos é diferenciada e existe também uma preocupação com o direito da população e com a construção da cidadania”, acrescentou.
Em seguida, o vice-presidente da Caixa e o prefeito Emidio visitaram algumas obras em andamento na cidade com recursos federais. Entre elas, a urbanização dos Morros do Sabão, do Socó do Portal Menk e da Vila Vicentina e o conjunto Vitória, no Jardim Padroeira.
Por meio do PAC e também com recursos próprios, a prefeitura está investindo mais de R$100 milhões em obras de moradia e infra-estrutura do maior projeto habitacional da história da cidade, que abrange os morros do Sabão, do Socó, duas áreas do Portal (Menk e Campo) e a Vila Vicentina. Nesses locais, mais de 5 mil famílias receberão moradias dignas e com toda a infra-estrutura, incluindo redes de água, esgoto, energia elétrica e áreas verdes e de lazer.
Também com recursos federais, a prefeitura transformou uma das maiores favelas da cidade, a antiga área Y, em um verdadeiro bairro: o conjunto Vitória. Mais de 500 famílias trocaram seus barracos por casas e a urbanização continua. Além disso, a área ganhou uma escola e um Centro de Inclusão Digital (CID).
Também participaram do evento no gabinete os secretários municipais Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Jorge Lapas (Governo e Chefe de Gabinete), Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais), Cláudio Sérgio (Esportes, Recreação e Lazer), Antônio Jardim (Indústria, Comércio e Abastecimento) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio; o vereador Aluísio Pinheiro; os gerentes regionais da Caixa Econômica Federal, José Alfredo Ornellas de Mello e Maurício Trigueirinho; e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Álvaro Barbosa Correia Júnior.