Afirmação foi feita por Vicente Trevas, assessor especial do Ministério para o Pronasci, que esteve em Osasco para cerimônia de instalação do Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal, órgão que vai executar o programa na região
Os 11 municípios que formam a Câmara Setorial de Segurança Municipal instalaram, na quinta-feira, dia 10, o Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal (GGII) da região Oeste.
O órgão terá como função executar, na região, as políticas públicas e projetos previstos no Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), o PAC da Segurança, instituído pelo Ministério da Justiça. Em dezembro do ano passado, os 11 municípios, por meio da Câmara, fizeram a primeira adesão coletiva, no País, ao programa.
Além de representantes das 11 cidades, o Gabinete é formado pelo Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar e pelas 3 Delegacias Seccionais da Região (Osasco, Carapicuiba e Taboão da Serra); além de três coordenadores do Pronasci no Estado de São Paulo.
Ele terá como sede oficial a Prefeitura de Osasco, cidade que também compõe seu comitê diretivo, ao lado de Itapevi e Santana de Parnaíba, e abrigará sua sede administrativa, na Secretaria Municipal de Administração.
De acordo com o secretário de Administração de Osasco, Benedito Domingos Mariano, este é o primeiro gabinete de gestão intermunicipal entre os 81 municípios no País que aderiram ao Pronasci. “No Estado de São Paulo, nosso Gabinete representa 70% das 17 cidades que aderiram ao programa”, disse.
Ele também anunciou que, entre as 92 ações do Pronasci, a região escolheu 3 para pleitear recursos. São eles: um projeto de videomonitoramento envolvendo todas as cidades; a unificação do sistema de comunicação entre as Guardas Civis Municipais; e o programa Cidadão Reservista, que vai oferecer um auxílio financeiro mensal a jovens em idade de alistamento, aliado a formação em cidadania.
“No caso do Cidadão Reservista, estamos solicitando ao Ministério que ele seja expandido também aos jovens dispensados do Exército, porque aqui em nossa região, o índice de dispensa chega a 98”, disse.
Também presente ao evento, o prefeito Emidio de Souza falou sobre a importância da ação conjunta entre as cidades na área da segurança. “Hoje, damos mais um passo para consolidar a idéia de integrar as políticas públicas de segurança na região Oeste”, disse.
Ele elogiou ainda o perfil do Pronasci. “São todos projetos que atacam os focos da criminalidade em sua raiz. Porque não basta apenas combater a criminalidade. É preciso acabar com sua fonte”, afirmou.
Emidio também está otimista quanto à concretização dos projetos na região. “Sonho em ver, em um futuro próximo, não só a unificação do sistema de rádio entre as cidades e o monitoramento com câmeras, mas também o compartilhamento de um banco de imagens entre as cidades, para desenvolvermos mais uma ação preventiva à criminalidade”, disse.
Já o asessor especial do Ministério da Justiça para o Pronasci, Vicente Trevas, afirmou que a ação da região Oeste em formar um Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal, pode se tornar uma referência para o país. Ele também falou sobre a importância do Pronasci. “Nosso paradigma de segurança pública para o País implica na incorporação dos municípios nessa questão. É fundamental que se pense nas cidades quando tratamos da segurança. Estou confiante de que estamos plantando em bons terrenos e, em breve teremos capacidade de produzir bons resultados”, afirmou.
Também prestigiaram o evento a prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer; os secretários municipais Luciano Jurcovich (Serviços Municipais), Gilma Maria (Promoção Social), Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e Cláudio Sergio (Esportes, Recreação e Lazer); a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes; a corregedora da Guarda Civil Municipal de Osasco, Dra Régia, o tenente coronel Mendes, do CPA-M/8; o delegado Carlos do Amaral Filho, da Delegacia Seccional de Osasco; o delegado seccional de Taboão da Serra, Erasmo Pedroso Filho; o delegado seccional de Carapicuiba, Jurandir Correia; e os comandantes das Guardas Municipais de Osasco, Gilson Menezes; Itapecerica da Serra, Pavanele; de Vargem Grande Paulista, Alexandre Zanelatto; de Itapevi, Kleber Maruxo; de Embu Guaçu, Eduardo Leite; de Santana de Parnaíba, Luiz ; de Taboão da Serra, Silas; de Pirapora do Bom Jesus, Fábio; de Jandira, Marcelo Rodrigues; os coordenadores regionais do Pronasci no Estado de São Paulo, Adriana Carvalho, Pedro Aguérre e Ligia Daher