Na última quinta-feira, 31 de julho, a Secretaria de Assistência e Promoção Social da Prefeitura de Osasco promoveu o Encontro do Programa ProJovem Adolescente, modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens voltada, exclusivamente, para a faixa etária de 15 a 17 anos.
Trata-se de um serviço sócio-educativo que integra as ações de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Por meio deste programa, a cidade de Osasco tem como meta de atendimento 900 vagas distribuÃdas nos Centros de Referência de Assistência Social da Vila Yolanda, Piratininga, Km 18 e Jardim Elvira, em parceria com as Ongs Cristo Rei, Gaapis, Faça uma criança sorrir, Abrace, Centro Social Nossa Senhora das Graças, Associação Beneficente Educacional Cristo é Vida, Associação das Mães do Jardim Veloso e Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.
De acordo com a secretária responsável pela pasta, Gilma Rossafá, a proposta é garantir renda para as famÃlias e ações sócio-educativas que proporcionem o desenvolvimento local. “Esse programa vem se somar as várias ações que o governo estabeleceu como polÃticas voltadas para os jovens. E soma-se também ao programa Bolsa FamÃlia que já atende aproximadamente 20 mil famÃliasâ€, disse.
O programa tem como objetivo abrir as portas para o mercado de trabalho. “Eu aprendi muito com o “Agente Jovem†– programa de capacitação de manores. Antes eu ficava muito na rua e agora tudo mudou, já consegui até um estágioâ€, disse a jovem Franceli Pereira.
O encontro contou com a apresentação da peça teatral “Maria da Penha”, com jovens do Programa Agente Jovem – Núcleo do CRAS Piratininga; palestra “PolÃticas Públicas para a Juventude”, com Marisa Campos, coordenadora do Programa Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco; apresentação do Programa ProJovem Adolescente, com Leda Bittencourt, coordenadora do programa na SAPS; case “Relato Pessoal de um Participante do Programa Agente Jovem”, com Aline dos Santos Silva; e peça musical “Brincadeira”, com jovens do Programa Agente Jovem – Núcleo/Gaapis.