O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Osasco, Waldyr Ribeiro Filho, informou na quinta-feira, 12 de abril, que o município já entrega os carnês de parcelamento de multas com o objetivo de regularizar a frota da cidade.
Waldyr ressaltou a política pública em andamento no setor. “Acordamos uma legislação que permite fazermos o parcelamento de multas em Osasco em até 6 vezes para que as pessoas possam regularizar seus veículos. Temos muitos veículos em Osasco trafegando em condições irregulares por conta de multas e licenciamento”, disse.
Ele explicou que, no mês de abril, os proprietários de veículos com placas finais 1, 2 e 3 já recebem em casa o primeiro lote do boleto de parcelamentos de multas. Será um total de 23.278 carnês. A partir de maio, os proprietários de veículos com placas finais 4, 5, 6 e 7 recebem em casa o segundo lote do boleto de parcelamentos de multas. Será um total de 32 mil carnês. “Fizemos isso devido à data do licenciamento do veículo. Caso alguém queira solicitar o carnê, o munícipe pode acessar o site da Prefeitura de Osasco, através do endereço www.osasco.sp.gov.br, por meio do link ‘Parcelamento de Multas’, e adiantar seu parcelamento pelo sistema no formato em que desejar. O solicitante fará a impressão do carnê. Ao fazer isso, ele não receberá o carnê pelo Correio”, explicou.
O secretário também esclareceu que “pessoas que tenham carro com placa final 0, 8 e 9 também já podem entrar no site e obter as informações ou ligar no telefone 3652-9397. Vale lembrar que a partir do momento em que a primeira parcela for paga o carro está liberado para o licenciamento. É claro que se as próximas parcelas não forem pagas no próximo ano a pessoa terá dificuldades para realizar o licenciamento e também não terá mais o direito ao parcelamento de multas. Ao darmos essa oportunidade, a partir de maio e junho fiscalizaremos os veículos irregulares da rua, que são em grande número. Acreditamos que aproximadamente 30% dos veículos de Osasco trafegam de maneira irregular”, disse.
De acordo com Waldyr, as infrações mais comuns registradas em Osasco são de excesso de velocidade, avanço de semáforo e estacionamento irregular. Por mês, cerca de 65% das multas aplicadas na cidade são de fora do município; a média mensal é de 6,5 mil autuações e a média de infrações com placas de Osasco é de aproximadamente 2,3 mil por mês.