A Secretaria da Cultura de Osasco, representada pelo secretário Luciano Jurcovichi, participou, entre os dias 26 e 30 de novembro, de três encontros internacionais, que aconteceram na cidade de Quilmes, na Argentina: o Fórum Iberoamericano de Políticas Culturais em Âmbito Local e Municipal, II Reunião Anual da Unidade Temática Cultura da Rede de Mercocidades e a XVII Cúpula da Rede de Mercocidades, sob o tema “Por uma cultura de integração regional”.
Realizado entre os dias 26 e 28, o Fórum Iberoamericano teve como objetivo a troca de experiências culturais entre cidades da América Latina e da Península Ibérica, que reuniu representantes do poder público, empresas e ONGs. Durante o encontro, o secretário Luciano fez uma apresentação sobre a experiência do ComCultura (Conselho Municipal de Política Cultural) de Osasco, como uma ferramenta importante para a gestão democrática. Segundo ele, “a recepção foi muito boa e despertou o interesse de aplicação efetiva em outras cidades”. Com a cidade de Morón (Argentina), houve o início dos entendimentos para elaboração de um protocolo de intenções visando ao estabelecimento de convênio de cooperação técnica, em parceria com a Agência Brasil de Cooperação (Ministério das Relações Exteriores), com vistas à criação de um Conselho de Política Cultural nos moldes do ComCultura.
Intercâmbio
Ainda durante as reuniões do Fórum Iberoamericano, foram estabelecidas diversas tratativas com relação a intercâmbios culturais a serem realizados entre Osasco e cidades participantes. Com San José de Mayo (Uruguai), teve início a redação dos termos de parceria para intercâmbio de artistas plásticos e muralistas das duas cidades, que deve acontecer em abril de 2013. Este deve ser o primeiro de uma série de intercâmbios que devem envolver, ainda, outras linguagens artísticas.
Com a cidade de Valencia (Venezuela) está previsto o intercâmbio de artistas circenses de Osasco, que devem participar, em 2013, de uma caminhada com pernas-de-pau no Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Ainda com relação às tratativas com a Venezuela, foi feito o convite para que a Trupe de Teatro Los Lunaticos (Valencia) e o Grupo de Teatro Nueva Escena (Barquisimeto) participem da próxima edição do Festival Curtas de Teatro (Fect), estabelecendo contato entre artistas osasquenses e venezuelanos.
Mercocidades
Já a reunião da Unidade Temática Cultura da Rede Mercocidades, que aconteceu no dia 29, realizou a eleição da nova coordenação da Unidade, que passou de Buenos Aires para Morón, também na Argentina, e das subcoordenações, que agora serão de Valencia (Venezuela), Pergamino (Argentina), Canelones (Uruguai) e São Bernardo do Campo (Brasil). Na ocasião, também foram definidos os locais das duas próximas reuniões: Valencia e São Bernardo do Campo, respectivamente.
Por fim, entre os dias 28 e 30, Luciano representou o prefeito Emidio de Souza na XVII Cúpula da Rede de Mercocidades, atividade anual que reúne prefeitos, autoridades e chefes de governo das cidades que compõem a Rede, entre elas cidades do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela (membros plenos do Mercosul), além de Chile, Peru, Equador, Bolívia e Colômbia (membros associados do Bloco). Na ocasião, aconteceu a substituição da Secretaria Geral da Rede, que deixou de ser encabeçada por Montevideo (Uruguai) e passou a ser de Quilmes (Argentina). Com apoio de Osasco, a cidade de Porto Alegre foi eleita a próxima cidade sede da Secretaria Geral, a partir de 2014.
Participaram dos encontros cidades dos seguintes países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Venezuela, Equador, Bolívia, Peru, Colômbia, México, Espanha e convidados da França. Osasco é signatária da Rede de Mercocidades desde o início da administração do prefeito Emidio de Souza e integra a Unidade Temática Cultura desde 2011.