8,5 mil alunos levaram à avenida dos Autonomistas, que foi especialmente decorada para a data, os principais fatos que marcaram a história do País desde a chegada da Família Real, em 1808, até os dias atuais
Coordenado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Osasco, o Desfile de 7 de Setembro foi uma verdadeira aula sobre os principais acontecimentos que marcaram o País nos últimos 200 anos, narrando desde a chegada da Família Real, em 1808, até os dias atuais.
A abertura solene aconteceu às 9 horas, quando o tenente coronel Henrique César Mendes, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, e o major Marcelo Ryu, sub comandante do 4º Batalhão de Infantaria Leve do Exército, passaram a tropa em revista, na avenida dos Autonomistas.
Em seguida, foi iniciado o desfile cívico-militar, acompanhado do palanque pelo prefeito Emidio de Souza, pela primeira-dama Márcia Abreu e pela secretária de Educação Mazé Favarão, entre outras autoridades.
Os primeiros a entrar na avenida foram homens e viaturas do Exército, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, seguidos pela Defesa Civil, Samu, Juco, Corporação Musical Santo Antônio, Ordem dos Emancipadores de Osasco e União dos Aposentados e Pensionistas.
Depois, foi a vez dos mais de 8,5 mil alunos da rede municipal de ensino, entre estudantes do Ensino
Fundamental, Educação Especial e Núcleos do Mova (Movimento de Alfabetização), entrarem na avenida, que foi especialmente decorada para a data. Além de faixas destacando datas e fatos históricos, ela também ganhou painéis e um livro gigante de histórica, com a capa articulada, no cruzamento da Autonomistas com a rua Antônio Agu.
Cada escola da rede, com faixas, cartazes, alegorias e alunos caracterizados, e a maioria com suas fanfarras, ficou encarregada de contar parte de nossa história. Com isso, o público teve a chance de aprender um pouco mais sobre a chegada da Família Real, a abdicação de D. Pedro I, o período regencial, as rebeliões nas províncias, a produção cafeeira, a abolição da escratura, a chegada dos primeiros imigrantes e a República Velha, além de movimentos sociais como as revoltas de Canudos, da Vacina, da Chibata e de Contestado.
Nesse cenário, ganhou destaque ainda o surgimento da Vila Operária de Osasco, em 1895, o primeiro vôo da América Latina, realizado na cidade por Demitri Sensaud de Lavoud, e a emancipação.
Ainda na história nacional, os alunos mostraram a importância da Semana de Arte Moderna, a Era Vargas, a República Populista, o Regime Militar, os movimentos estudantis, operários e culturais da década de 60, a abertura política e o movimento pelas Diretas Já, além da Constituição de 1988. Também não faltou espaço para fatos atuais, como a pílula de farinha, o desabamento do Palace 2, no RJ, e o leilão da Telebrás. O desfile foi encerrado com os temas meio ambiente e a preocupação de promover um desenvolvimento sustentável, com justiça social, como destaques de 2008.
Após essa aula de história, o desfile continuou com mais três escolas estaduais (Antônio Raposo Tavares, Ernesto Thenn de Barros e Francisca Lisboa Peralta), e ainda com as participações da Associação Eremim, Fundação Bradesco, Grupos de Escoteiros, Clube dos Desbravadores, Fito, Acenbo, Colégio Nossa Senhora dos Remédios, Colégio Santos Dumont, União Taisan de Kung Fu, Associação de Judô Kenshin, ACM, a fanfarra Dragões de Osasco e motoclubes de Osasco. Já o encerramento foi feito pelo bloco dos varredores de rua.
Com isso, naus quase 13 mil participantes, de 52 escolas municipais, 3 estaduais e 34 entidades e associações participaram do desfile, que durou cerca de 4 horas.
Também prestigiaram o evento o tenente-coronel Álvaro Benedito Ferraz Prado, chefe do Estado Maior do CPA-M/8; o major Ribeiro Gonçalves, comandante da 5ª Bateria de Artilharia Antiaérea; o tenente Roger, do Estado Maior do 14º Batalhão Metropolitano; a major PM Creusa, subcomandante do 14º Batalhão; o capitão Welton, do 42º Batalhão da PM; o vice-prefeito Faisal Cury; os secretários municipais Gelso Lima (Saúde), Jorge Lapas (Governo e chefe de gabinete), Antônio Jardim (Indústria, Comércio e Abastecimento), Carlos Marx (Meio Ambiente), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), Benedito Mariano (Administração), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos), Estanislau Dobbeck (Finanças), Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais), Dulce Helena Cazzuni, (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e Luis Antônio Urban (Cultura); o Ouvidor da Prefeitura, Fernando Montini; o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura, Roque Aparecido Silva; a coordenadora de Gênero e Raça, Joana D´Arc; o presidente da CMTO, Valdir Roque; e o presidente do IPMO, Antônio Marcos Barbeta; a diretora do DCLC, Cristina Raffa; o coordenador da Defesa Civil, Almir do Nascimento; o comandante da Guarda Civil Municipal, Gilson Menezes; o deputado estadual Marcos Martins; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio; os vereadores Mario Luiz Guide, Sonia Rainho, Antônio Toniolo, Aguimarães Caldas, Rubens Bastos e Dionísia Luvizotto; o presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, José Geraldo Setter; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, Paulo Contin; o presidente da Juco, Daniel Barbosa; o presidente do Lions Club de Osasco, Francisco Chagas Machado; o presidente da Comunidade Armênia de Osasco, Roberto Nerguisian; o presidente do CMDCA, Antônio Dantas; o estilista Orlando Chiquetto; e a viúva do primeiro prefeito de Osasco, Hirant Sanazar, dona Janete Sanazar, entre outras autoridades.