Uma operação envolvendo a Guarda Civil Municipal, o Centro de Controle de Zoonoses e a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência e Promoção Social de Osasco, apreendeu na tarde de terça-feira, dia 5 de maio, mais de 40 animais que viviam em condições precárias em uma residência no bairro do Jaguaribe.
Cumprindo uma determinação do Poder Judiciário, após inúmeras tentativas amigáveis de recolher os animais, os agentes foram ao local e apreenderam 22 cachorros, 6 gatos, 8 galinhas, 5 aves silvestres, 3 patos, 1 bode, 1 porco e 1 tartaruga. Eles habitavam o mesmo espaço que o morador e o local encontrava-se em situação crítica, com fezes, alimentos com prazo de validade vencidos e em estado de putrefação, animais mortos em decomposição, sacos de lixo e roupas sujas. Também foi encontrada uma arma no local.
De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Gilson Menezes, esta ação foi resultado de mais um trabalho de ordenamento urbano realizado pela corporação em conjunto com outras secretarias. “Estamos investindo em uma fiscalização mais contundente na cidade, incluindo comércios e desmanches e em qualquer ação que seja de competência do poder local que possa trazer ao munícipe uma melhor qualidade de vida. A partir de julho nosso trabalho será ainda mais reforçado, com a contratação de novos agentes que já estão em processo de formação, a chegada de novas viaturas e a criação de um disque-denúncia”, afirmou. A ação também foi acompanhada por dois investigadores da Delegacia de Meio Ambiente.
Os animais foram encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses, onde irão ficar em observação por cinco dias e, em seguida, encaminhados para adoção. A limpeza do local foi realizada pela Secretaria de Obras, que recolheu um caminhão de lixo, que estava no interior da residência. O homem responsável pelos animais foi encaminhado por agentes sociais ao Pronto Socorro Santo Antonio.