OS POLÍTICOS, OS ESTADISTAS, AS DIFERENÇAS E UM CERTO PARAÍSO.

ESN: 16675-080201-838850-87



Obama lança nos Estados Unidos sua primeira ação que visa combater o monstruoso déficit público daquele país: Congela o salário de seus assessores e de funcionários de alto escalão que ganham valores elevados.

Essa medida que faria corar de repulsa e provocaria choques apoplécticos nos políticos brasileiros, para qualquer pessoa racional, nada mais é do que uma forma acertada de agir e de apresentar-se como homem de exemplos (cortando justamente nos que ganham mais primeiro); para depois poder exigir o sacrificio dos mais pobres;.

Essa diferença reside fundamentalmente na diferença primordial entre algo que, nos E.U.A., acontece com muito mais frequência do que por aqui: A existência de estadistas entre o corpo político daquele país.



Se não me engano, esse já é o segundo ou terceiro artigo aqui no Visão Panorâmica que faz essa reflexão. Mesmo sendo repetitivo, não é possível fechar os olhos ao exemplo claro do motivo primordial pelo qual nosso país possui tantas riquezas e, no entanto, padece eternamente na lama do atraso e do subdesenvolvimento.

Enquanto por lá medidas de austeridade são tomadas para enfrentar a crise; por aqui se pensa em aumentar salários (próprios e dos apadrinhados); criar milhares de vagas para mais políticos e mais assessores (que são absolutamente desnecessárias) e, é claro, sempre se conseguir aquela boquinha a mais na primeira oportunidade.

Lembro que como um desses exemplos entre estadistas e políticos, citei o exemplo da verba que o Brasil recebeu dos E.U. A, após a Segunda Grande Guerra (o famoso Plano Marshall). Enquanto a Alemanha e os demais países europeus investiram em infraestrutura e em escolas técnicas; a nossa “graninha” transformou-se em sandálias havaianas que foram distribuídas por Getúlio Vargas para os habitantes do sertão nordestino.

Se uma das maiores potências militar e econômica do mundo entende que pode e deve apertar os cintos, isso se deve única e exclusivamente a qualidades presentes em seu corpo político. Venham dizer que por lá também há coronéis, corruptos e políticos medíocres… É claro que sim. A principal diferença é que diante da presença de estadistas essa ralé mal cheirosa e de mente tacanha é relegada a seu devido lugar; e não é endeusada e elevada a categoria de “liderança” como aqui.



Esta é a característica que nos falta; figuras públicas que pensem mais no que o país precisa do que no que ele e seus apadrinhados precisam. Homens que tenham disposição e força de caráter para dar um soco na mesa e dizer: “BASTA!” – aos canalhas que avançam sobre as verbas públicas e fazem da política brasileira uma fonte de enriquecimento próprio ou um negócio de família.

Mas essa falta de estadistas e de políticos preocupados com o destino do país tem mais um culpado. E, este culpado, sequer compreende que é o principal agente de sua própria desgraça e de todos os problemas que assolam nosso pequeno paraíso tropical.

Se você pensou que esse culpado somos nós mesmos; acertou em cheio.

Pense nisso.

No Tags

Esse artigo é parte integrante do Blog Visão Panorâmica e é vedada a sua reprodução sem a autorização do autor.

OS POLÍTICOS, OS ESTADISTAS, AS DIFERENÇAS E UM CERTO PARAÍSO.

No related posts.

Cerca de Juliana Andrade

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco