Convocar a sociedade de Carapicuíba para discutir o orçamento do município é uma novidade inaugurada a partir da atual gestão da Prefeitura. Criado em 2009, o Orçamento Participativo (OP) dividiu a cidade em oito regiões e a população escolheu 61 delegados e quatro suplentes.
Em 2010, o OP realizou plenárias nas regiões, onde a população indicou demandas que foram debatidas e apresentadas à Câmara Municipal. Diversas benfeitorias já foram realizadas graças ao OP.
No dia 4 de julho, o OP realizará a Plenária Oficial de Apresentação do Calendário 2011, que prestará contas sobre a aplicação dos recursos obtidos através de impostos e iniciará o debate para novas demandas que serão incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012.
Além dos delegados, secretários municipais e vereadores, qualquer munícipe pode participar. O encontro será na Câmara Municipal, às 19 horas.
O OP é um importante instrumento de democratização da gestão pública. Ele garante a participação da sociedade no planejamento dos recursos investidos em saúde, educação, saneamento, infra-estrutura, entre outros serviços oferecidos pela Administração.