Um dos objetivos é evitar que o óleo de fritura usado pelas pessoas chegue aos esgotos e rios, reduzindo assim o impacto ambiental.
Para evitar que o óleo usado em frituras seja lançado nas pias das residências e que posteriormente possa chegar aos rios, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recolheu, na manhã do último sábado, dia 16. O mutirão ocorreu nas ruas do Piratininga e contou com o apoio do Centro de Participação e Recreação do Jardim Piratininga (CPRJP).
A coleta acontece, em toda a cidade, por meio do projeto Biodiesel Osasco. Dentre os pontos de entrega estão igrejas, escolas, sociedades amigo de bairros, parques e restaurantes, além de Kombi, com identificação do projeto Biodiesel.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, o óleo recolhido é usado na produção de biodiesel, um combustível limpo e renovável.
“Não se deve jogar óleo na terra, na pia e nem em bueiros, porque ele entope o encanamento e depois vai contaminar o solo, os rios e os córregos. Além disso, contribui para a proliferação de ratos e baratas”, completou o secretário.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail: sema@osasco.sp.gov.br ou pelo site: www.osasco.sp.gov.br/bio.