A Oi anunciou nesta quinta-feira a aquisição da Tele Norte Celular, empresa controladora da Amazônia Celular, por 120 milhões de reais. A operadora que cobre Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão havia sido adquirida pela Vivo em agosto, em conjunto com a Telemig Celular .
O negócio, que ainda tem que ser aprovado pelas autoridades regulatórias, envolve 51,86 por cento das ações ordinárias e 0,09 por cento das preferenciais da holding da Amazônia Celular.
“Com a aquisição da empresa, a Oi ampliará fortemente a cobertura de celular (…) e poderá agilizar o cumprimento das metas de cobertura de telefonia móvel previstas nas novas licenças de 3G”, informou a Oi em nota na noite de quinta-feira.
Em fato relevante, a Oi informou que vai adquirir, por 21,1 milhões de reais, direitos de subscrição de novas ações emitidas pela Tele Norte Celular à Vivo.
Também fará ofertas públicas obrigatórias de compra de ações ordinárias detidas por acionistas fora do bloco de controle da Tele Norte Celular por 74,19 reais por ação e de ações ordinárias detidas pelos investidores não-controladores da Amazônia Celular por 113,44 reais; ambas sujeitas a correções.
Serão feitas ainda ofertas públicas voluntárias para compra de até um terço de cada espécie e classe de ações preferenciais de acionistas não-controladores da Tele Norte Celular e da Amazônia Celular por 33 reais e 25,55 reais, respectivamente. A Oi informou que não pretende fechar o capital da holding ou da operadora.
FONTE: O Globo