por Prof. André Vinícius
Qual é a diferença entre o excepcional atendimento e o atendimento medíocre? Como fazer a diferença e se destacar no meio de uma multidão de pessoas que não sabem oferecer mais do que o “arroz com feijão” na hora de prestar um serviço ou vender um produto. Como marcar presença no coração do cliente?
O segredo está em simplificar a vida do cliente. Nada de enfeitar, ou melhor, fazer “mala”. O cliente quer tornar sua vida mais fácil, simples e amigável e para isso busca uma prestação de serviços que corresponda as suas expectativas. A seguir algumas dicas:
Tenha boa vontade – Nada mais frustrante do que encarar um vendedor de mau humor porque você quis experimentar mais de dois pares de sapato e para isso ele terá o “trabalho” de buscar as mercadorias no estoque. O sorriso no rosto e a boa vontade é fundamental e fazem toda a diferença. O cliente deve ficar a vontade e perceber que você tem prazer em atendê-lo.
Fale sempre a verdade – Não importa se você vai perder a venda. O mais importante disso tudo é não perder o cliente. A verdade deve sempre prevalecer. Isto vale também para aqueles vendedores que insistem em empurrar o que não serve para o cliente e para piorar ainda dizem: “Este ficou lindo”. Outro caso comum é o vendedor que empurra um serviço com investimento mais elevado, sendo quealgo mais em conta atenderia as necessidades do cliente. Lembre-se de que o cliente não é bobo e agindo de má fé você corre o risco de perder este cliente e outros que ele poderia te indicar.
Não transfira responsabilidade – Se o produto ou serviço que você vendeu tem algum problema, então busque a solução para o cliente. Ligue para quem for preciso e faça a troca. Busque alternativas e ofereça a correção do problema para o cliente. Lembre-se de que a responsabilidade é somente sua.
Esqueça o horário de atendimento – Uma das piores sensações no atendimento é quando o cliente entra no estabelecimento e faltam cinco minutos para a loja fechar. Neste momento o vendedor “nada profissional” apressa o atendimento porque deseja muito sair no horário e o cliente constrangido acaba não levando o produto. Esqueça o relógio e mantenha o foco em resolver o problema do cliente. Atenda com boa vontade, deixe o cliente a vontade e não apresse a sua decisão.
Não faça cara feia – Seja sempre simpático e cordial. Nada de fazer “cara de poucos amigos” só porque o cliente não levou nada ou adquiriu um produto com valor pequeno. Lembre-se de que este mesmo cliente pode voltar depois e comprar bastante; além disso, ele vai te indicar para outras pessoas. Independente do cliente o importante é sorrir sempre, chamar o cliente pelo nome e manter o mesmo entusiasmo.
Estas são algumas dicas para que você possa fazer parte do seleto grupo dos profissionais que prestam um serviço excepcional e com certeza essas atitudes irão garantir um lugar no coração do cliente!