ESN: 16675-080201-838850-87
Políticos são seres engraçados. A crise mundial devasta a economia de todos os países do planeta e chega por aqui com mão pesada; conseguindo derrubar até mesmo a sanha arrecadadora e o volume dos impostos que o governo retira de nós a cada mês.
Contudo, nem a pior catástrofe econômica mundial é capaz de promover em nossas “excelências” o mínimo resquício de senso de dever e alguma sombra de hombridade e preocupação com o futuro de nossa nação. Interessados apenas em seus afilhados políticos e nos dividendos que possam ser colhidos para as próximas eleições; colocam em debate uma medida descarada que provocará uma avalanche de cargos nas Câmaras Municipais pelo Brasil a fora. Um verdadeiro presente de Papai Noel neste Natal do descaso.
Em paralelo a isso, medidas de interesse nacional são largadas nas gavetas e entregues ao mofo e as traças por anos a fio. Mas, a discussão para os cargos na mesa diretora está sempre “em pauta” e aquecendo o fogo constante das vaidades.
Aqui no Rio de Janeiro, logo após uma das piores epidemias de dengue que nossa cidade viveu e em pleno caos generalizado de nosso sistema de saúde; além da educação estar entregue as baratas; o nosso prefeito gasta R$ 518 milhões (várias vezes a mais do que o projeto foi inicialmente orçado) em um elefante branco imprestável e longe de tudo; chamado: “A Cidade da Música”.
A obra, levada a toque de caixa e na correria total; não tem qualquer condição de ser utilizada. Entretanto, nosso prefeito quer sua inauguração nesta quinta-feira (18/12/08) de qualquer maneira. O corpo de bombeiros vetou o espetáculo que comemoraria o “início” da operação do “elefante branco” com a argumentação de que todos os equipamentos de segurança estão incompletos e nem as bombas necessárias para o sistema de combate a incêndios estão instaladas. Logo, não há condições de segurança. Em caso de algum problema, o prédio se transformaria numa armadilha mortal (já que sequer as saídas de emergência possuem sinalização ou qualquer indicação).
Com sua costumeira preocupação com a segurança e com o bem estar do povo que governa, nosso magnânimo prefeito disse que a festa se dará “de qualquer forma”. E já iniciou o processo de “pressão total” para que o corpo de bombeiros libere o “alvo paquiderme” para seu desfile inicial.
Afinal de contas entendemos completamente tamanha ansiedade de Cesar Maia. Depois de enterrar milhões e milhões numa obra grosseiramente inacabada; repleta de denúncias de irregularidades e superfaturamento e de uma nebulosidade que superou até os escândalos do Pan Americano; ele quer ver seu “elefante branco” caminhar com os próprios pés antes que seu mandato termine. (mesmo que mate alguém no processo)
É nessas horas que vemos como são os nossos políticos. Eles preferem correr o risco de uma catástrofe e da morte de dezenas (ou centenas) de pessoas (serão mais de mil convidados) do que perder a oportunidade de tentar faturar politicamente com uma obra desnecessária e inacabada, sem a menor condição de ser utilizada (quanto mais inaugurada).
Muitas vezes; dá até vontade de que algo muito ruim aconteça para que políticos como Cesar Maia sejam responsabilizados e trancafiados para o resto da vida na cadeia, pelo fato de exporem a população a esse nível de risco.
Mas aí; lembro que estou no Brasil. E mesmo que ele fosse filmado, fotografado e confessasse que ateou fogo no local pessoalmente; sairia sorridente pela porta da frente da delegacia e ainda se candidataria nas próximas eleições para arrumar um foro privilegiado. E o mais triste de tudo, uma claque alienada estaria pronta para elegê-lo.
Enquanto isso, hospitais municipais seguem “operando” sem possuir médicos, anestesistas, aparelhos de raios “x”, esparadrapo, etc…
Crianças, por toda parte; caminham nos esgotos que ainda correm a céu aberto e convivem com doenças típicas da Idade Média como a lepra e o tifo. Bem ali; na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Pense nisso.
Gostou deste blog? O Visão Panorâmica foi indicado ao Best Blog Brazil 2008 na categoria “POLÍTICA”. Os dez mais indicados passarão para a próxima fase da premiação. Clique no banner abaixo e inclua o nosso blog entre os seus cinco indicados. A data final para indicar blogs é dia 19/12, sexta-feira, até as 23:59h.
No Tags
a
O NATAL, O PAPAI NOEL E OS ELEFANTES BRANCOS.
No related posts.