Brasília – No segundo dia de paralisação, 121 voos da empresa aérea espanhola Iberia foram suspensos hoje (13). Do total de 333 voos programados, apenas 212 estão operando plenamente, segundo a companhia. A greve dos pilotos ocorrerá às segundas e sextas-feiras até 20 de junho. Eles querem reajuste salarial e reagem à criação da empresa Iberia Express, de baixo custo. O movimento começou no dia 9.
A Iberia Express, companhia de baixo custo da Ibéria para trajetos de curto e médio curso, iniciou suas atividades no último dia 25. A empresa passou a operar com voos para quatro destinos na Espanha – Palma de Maiorca, Alicante, Málaga e Sevilha. A ideia é que até dezembro, 2,5 milhões de passageiros utilizem os serviços da companhia.
Mais de 100 aeroportos no mundo operam com a Iberia. A empresa informou que serão feitas mudanças em bilhetes e reembolsos para que os clientes não sejam prejudicados. Em comunicado, a empresa informou sobre a greve e detalhou os voos cancelados. Segundo a companhia, a relação dos voos cancelados será atualizada a cada dia de paralisação.
No caso dos passageiros que compraram bilhetes em agências de viagens, a Iberia orienta que entrem em contato com essas empresas para fazer as alterações ou reembolsos. De acordo com o comunicado, os passageiros também podem se informar por meio das redes sociais Twitter e Facebook.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto