A eleição estadunidense (já que norte-americanos são todos os habitantes da América do Norte) pode parecer distante para muitos brasileiros, sem influenciar nas nossas vidas. Mas, infelizmente não é bem assim. O rumo político dos EUA influencia na vida de brasileiros e de cidadãos de todo o mundo.
O pior de tudo é que os estadunidenses sabem disso e se aproveitam muito bem desse fato. Fazem seu jogo social, político, econômico, militar e cultural de maneira que mantém o mundo todo sob suas rédeas.
Ultimamente tem sido dito que o candidato democrata Barack Obama seria uma espécie de renovação na política americana, algo diferenciado. Porém, meus caros, creio que isto seja um equívoco.
Concordo que ele até seja uma novidade devido às suas origens e também por ser o primeiro negro com reais chances de se tornar presidente dos EUA. Mas as raízes de suas idéias políticas são tão prepotentes e arcaicas quanto as de seus antecessores e de seu maior rival na campanha, o republicano John McCain. Aliás, por vezes Obama chega a ser mais consevador ainda, principalmente no que diz respeito à política estadunidense de subsídios agrícolas, eterno incômodo do Brasil e dos demais países em desenvolvimento.
Resumindo esse palavreado todo, o que quero dizer é que não importa qual deles irá ganhar. O certo é que os EUA irão continuar com sua política de supremacia cultural, social, econômica e militar no mundo todo. Aniquilando entraves, barreiras ou qualquer outra adversidade através de seus “singelos” modos de convencimento e persuasão(muito conhecido por todos). Controlando a tudo e a todos… e ai de quem tentar controlá-los.