Após dias de mistério e apreensão, o brasileiro Nenê enfim divulgou o motivo de seu afastamento do basquete. Na noite da última segunda-feira, dia 14, o pivô foi submetido, em um hospital de Denver, nos Estados Unidos, a uma cirurgia para a extração de um tumor nos testículos. De acordo com a sua assessoria, o procedimento foi bem sucedido, o atleta está em repouso e aguardando orientação para o futuro tratamento.
A decisão da operação foi realizada pela junta médica que cuida de seu caso e o resultado dos exames conclusivos serão conhecidos até o fim da semana.
A notícia do afastamento do jogador brasileiro surgiu como uma bomba na sexta-feira, antes de uma partida do Denver Nuggets. Importantes membros da equipe, como Allen Iverson, Marcus Camby e Carmelo Anthony, além do técnico George Karl, ficaram muito preocupados com a situação enfrentada pelo companheiro.
Em entrevistas realizadas para a imprensa americana, o técnico do Denver afirmou que a equipe está preparada para atuar sem Nenê pelas próximas semanas e que a prioridade no momento é a recuperação do brasileiro. Opinião que é compartilhada pelos demais jogadores.
– Estamos todos preocupados. Ele vai se cuidar e isso é o mais importante. O basquete vem em segundo lugar – disse Carmelo Anthony, ao jornal local “Rocky Mountain News”.
Antes de anunciar oficialmente o motivo de seu afastamento, Nenê havia divulgado em seu site oficial um comunicado de agradecimento aos seus fãs. Nele dizia que está “acostumado a enfrentar os desafios que aparecem pela frente e agora não vai ser diferente” e deixou um abraço a todos os seus fãs, afirmando que estará “de volta ao basquete muito em breve”.