Na estréia do novo e badalado 10 do São Paulo, Adriano, quem livrou o Tricolor de uma decepção no Morumbi foi o meia Souza, o ex-dono da camisa 10. Foi de Souza o gol único do Tricolor paulista na vitória sobre o Rio Preto por 1 a 0 na tarde deste domingo. A partida aconteceu pela segunda rodada do Campeonato Paulista.
Enquanto isso, em Garulhos, o Tricolor fez bonito e avançou na Copa São Paulo, eliminando o Grêmio, algoz do São Paulo na última Copa Libertadores.
A atração deste domingo não poderia deixar de ser Adriano. Afinal, foi o primeiro jogo do Imperador no Morumbi. De chuteiras azul e com o filho nos braços, a festa explodiu nas arquibancadas quando ele pisou no gramado. O filho do craque, inclusive, caiu em lágrimas ao ser deixado pelo pai no momento em que o jogo ia começar.
Aos 4 minutos, Adriano apareceu com uma arrancada. Ele até levou a melhor, porém, adiantou demais a bola. A torcida ainda eufórica com o Imperador passou por apuros um minuto depois, quando André Dias tentou recuar para o goleiro Rogério Ceni e colocou para escanteio.
A tarde parecia infeliz, tanto que no primeiro tempo, por exemplo, o São Paulo acertou somente dois chutes ante nove errados. As falhas animaram os rio-pretenses, até então tímidos. Paulo Roberto, camisa 9 do Rio Preto, desviou um chute de Wesley, e o goleiro Rogério Ceni salvou à queima-roupa. Na seqüência André Dias tentou sair jogando e se complicou, Wesley ficou com a bola, aos 34.
No intervalo, o técnico Murciy Ramalho tentou consertar a equipe com duas alterações. Souza no lugar de Dagoberto, e Júnior na vaga de Alex. Com essa mudança, Jorge Wagner, até então na ala, passou para o meio. Em relação ao primeiro tempo, o Tricolor foi mais empolgante e promoveu uma série de ataques. contra o gol de Pitarelli. O gol só não saiu graças ao goleiro.
Aos 5 min, Jorge Wagner entrou na área e tentou encobrir o goleiro Pitarelli, que tirou com a ponta dos dedos. Uma defesa salvadora do experiente goleiro. Sete minutos depois, Jorge Wagner cobrou escanteio fechado e Pitarelli colocou para fora.
Sem sucesso no ataque, o Tricolor também levou sufoco. Aos 28, Neilton fez uma boa jogada, cortou Joílson, e chutou com perigo. Rogério Ceni espalmou.
À essa altura o empate parecia certo. As duas equipes cansadas e a técnica já não mais existia. Nessa hora foi preciso ser na raça. Raça de Souza, aliás, que brigou com toda a zaga do Rio Preto e empurrou para as redes, aos 42: 1 a 0. Souza emocionado beijou o símbolo na comemoração.
Essa foi a segunda vitória do clube do Morumbi, a primeira foi sobre o Guaratinguetá. Enquanto que o time do interior segue com apenas um ponto, na estréia o Jacaré empatou com o São Caetano.
Pela próxima rodada do Paulistão, o São Paulo enfrentará o Ituano na quarta-feira, às 21h45min (de Brasília). Já o Rio Preto pegará o Bragantino, às 19h30, no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X RIO PRETO
Estádio: Morumbi, São Paulo (SP)
Data/hora: 20/1/2008 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Claudinei Forati Silva
Auxiliares: João Bourgalber Nobre Chaves e Celso Barbosa De Oliveira
Renda/público: R$ 231.795,00 / 14.4281 pagantes
Cartões amarelos: Dagoberto, Souza (SAO); Ricardinho, Neilton, Wesley (RIO)
Cartões vermelhos: –
GOLS: Souza, 42’/1ºT (1-0).
SÃO PAULO: Rogério Ceni; André Dias, Alex (Júnior, no intervalo) e Miranda; Joilson, Fábio Santos, Hernanes, Dagoberto (Souza, no intervalo) e Jorge Wagner; Borges e Adriano. Técnico Muricy Ramalho.
RIO PRETO: Pitarelli; Rafael Lomas, Éder Baiano, Jeferson e Neilton; Emerson (Mário André, 30’/2ºT) , Bira, Ricardinho e Danilo Oliveira (Bady, 22’/2ºT); Wesley (Bruno, 39’/2ºT)e Paulo Roberto. Técnico: Luciano Dias
Veja o Único gol da Partida AQUI.