A Prefeitura de Barueri, juntamente com a Secretaria de Cultura e Turismo, oferece à população mais uma ferramenta importante no Portal da Prefeitura, o www.barueri.sp.gov.br: trata-se da busca eletrônica de livros “Biblioteca on line”, um jeito moderno e fácil para procurar as mais diversas obras por munícipes e estudantes da rede municipal de ensino da cidade.
Para fazer a busca do livro, basta acessar o portal e clicar no ícone “Biblioteca on line”, da página da Secretaria de Cultura e Turismo, e digitar o título do livro ou o nome do autor. Lá você irá encontrar todas as informações, telefones e até mesmo um mapa de localização de todas as bibliotecas municipais.
A cidade de Barueri possui 11 bibliotecas distribuídas pela cidade, que contam com um acervo de mais de 200 mil livros dos mais diversos assuntos como: aventura, teatro, psicologia, romance, poesia, direito, literatura infantil e tantos outros, que ficam à disposição dos alunos da rede e a quem interessar ler bons livros. O fato coloca Barueri, segundo a Fundação Getúlio Vargas, como a cidade com maior número de bibliotecas per capita no Brasil.
Para fazer o empréstimo das obras é necessário ter um cadastro na biblioteca mais próxima. Vale lembrar que alguns livros didáticos são para pesquisas locais, ou seja, são utilizados dentro da própria biblioteca.
Leitura como fonte do saber
Não há dúvidas de que a leitura é uma fonte inesgotável de saber e conhecimento, e está presente no cotidiano de milhares de pessoas. E em Barueri não poderia ser diferente, e o que não falta é opção e acesso a leitura. As Bibliotecas Municipais de Barueri têm um espaço aberto para a manifestação cultural e nelas se desenvolvem regularmente diversos projetos dirigidos à comunidade, que atendem diferentes faixas etárias.
Dentro das Bibliotecas acontecem diversas atividades voltadas não apenas a leitura, mas também atividades relacionadas a música, entretenimento e informação. Nas 11 bibliotecas, o munícipe pode participar de saraus, eventos como palestras, a hora do conto, do programa primeiras leituras, oficinas culturais, acesso a internet e outros programas voltados para crianças, jovens e adultos.
Outro diferencial é o Posto de Troca de Livros, que funciona na última sexta-feira de cada mês, das 9 às 16 horas, no bulevar central. São mais de 150 exemplares dos mais diversos títulos. E para trocar um livro basta levar outro.
No Ganha Tempo também funciona um posto de troca de livros, mas este é permanente. As pessoas que se utilizam dos serviços oferecidos no Ganha Tempo podem trocar os livros no Espaço Leitura, que fica no setor Laranja.