Para incentivar a criança a ir à escola e a permanecer lá em período integral com satisfação, sem sentir tanto a falta dos pais, as maternais criam espaços lúdicos que, ao passo que ensinam, também divertem. Essa foi a ideia da Maternal Maria Rosa Ferreira, do Jardim Mutinga, quando resolveu fazer uma minifazenda para os cerca de 411 alunos que abriga durante o dia todo.
O projeto foi inaugurado no dia 14 de outubro e contou com a participação dos pais. No dia, serviram comidas típicas da fazenda, como bolo de milho, cuscuz, pão de queijo, doces de abóbora, batata e banana. Para garantir que os convidados entrassem no clima da proposta, a decoração do espaço foi feita com lampiões a gás. Os alunos de 3ª fase cantaram com o sanfoneiro “Doca da Sanfona” a música “Luar do Sertão”, uma das músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos. Além disso, a assistente de maternal Maria Lucia declamou uma poesia de sua autoria em homenagem à escola e ao espaço que foi criado.
A minifazenda nasceu quando foram revitalizar a horta que pertence ao projeto Barueri Sustentável. O espaço possuía um chão cimentado onde as crianças andavam com suas motocas. Para dar mais diversão aos pequeninos, a equipe da escola resolveu construir uma minifazenda, que conta com uma cerca de madeira e portõezinhos, um lago com uma mina d’água e grama sintética com patinhos. Fizeram também um telhado de sapê com um galo, um forno a lenha com comida e pinturas de alto relevo para as crianças identificarem os animais pelo tato.
“Uma escola de período integral, onde as crianças passam mais tempo do que em suas casas, tem de ser um ambiente atraente, aconchegante, um lugar onde elas sentem prazer em ficar, portanto, pretendemos qualificar ainda mais a educação apresentada às crianças do município de Barueri”, esclarece a diretora da unidade, Regina de Oliveira.